No encontro, o Instituto reforçou seu compromisso com a transferência de tecnologia no combate à fome
17/09/2025 20:09
Nesta quarta-feira (17), o Instituto Lula participou de um encontro com líderes de comitês africanos da região do Sahel. O Sahel é a região que separa o deserto do Saara das florestas tropicais da África subsaariana, e abriga países como Burkina Faso, Níger, Mali e Senegal.
Com a recente mudança de governos em vários países do Sahel, observou-se um crescente distanciamento da dependência da França, antiga colonizadora da região.
Considerada uma “descolonização efetiva” dessa região da África, Mali, Níger e Burkina Faso abandonaram a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) por considerarem subordinada aos interesses estrangeiros e fundaram, em setembro de 2023, uma nova organização regional: a Aliança dos Estados do Sahel (AES). Durante a reunião, os representantes africanos expuseram os cenários e contextos políticos vividos atualmente na região.
O Instituto Lula enfatizou a importância de programas como o Bolsa Família e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que se tornaram modelos de sucesso e inspiração para as iniciativas africanas e ajudaram a enfrentar os desafios da segurança alimentar.
O encontro não apenas fortaleceu laços entre o Brasil e os países do Sahel, mas também sinalizou um passo importante em direção a um futuro mais próspero e sustentável para a população local. O evento destacou o papel crucial que a transferência de tecnologia pode desempenhar na luta contra a fome e nas transformações políticas e econômicas que estão reposicionando os países da região no cenário internacional.