Criado com o objetivo de contribuir para manter viva a história das lutas sociais do Brasil, o Memorial da Democracia, museu virtual do Instituto Lula, completa dez anos
02/09/2025 17:09
Nesta segunda-feira (1), o portal Memorial da Democracia, acervo histórico online que tem como objetivo registrar as lutas do povo brasileiro por um país mais justo e igual, completou 10 anos de existência.
O Memorial da Democracia, criado pelo Instituto Lula, é um museu virtual que visa resgatar a memória das lutas do povo brasileiro pela democracia, igualdade e justiça social. Ao longo da história, os cidadãos aprenderam que a democracia não é um presente dos poderosos, mas sim uma conquista que exige luta e vigilância constante. Este espaço propõe uma reflexão sobre a importância de defender e aprofundar a democracia como um bem coletivo, essencial para garantir que a voz de todos seja ouvida.
Elaborado a partir da contribuição de uma rede de jornalistas, historiadores, educadores, artistas e pesquisadores, o Memorial é um espaço dedicado às lutas na construção de um país mais justo, livre e soberano. Seu objetivo é colocar à disposição de todos os brasileiros conteúdos que englobam o período da República Nova até o século 21. O portal oferece documentos, textos, vídeos, fotos e depoimentos sobre o período da ditadura (1964-1985), a redemocratização até 2002 e de 2003 a 2010, período em que o país reduziu as desigualdades e ofereceu mais oportunidades para a população.
Visite o Memorial da Democracia: memorialdademocracia.com.br
O Memorial tem uma proposta multimídia, apresentando aos visitantes textos, fotos, charges, desenhos, cartazes, panfletos e documentos, reproduções de notícias da imprensa, exemplares virtuais de jornais, áudios com trechos de canções e discursos, segmentos de filmes e vídeos etc. No caso dos Extras, a linguagem é intencionalmente mais leve e lúdica, buscando dialogar com o público de todas as faixas etárias.
Ao longo da nossa história, pudemos aprender que a democracia não cai do céu. Tampouco é uma oferenda dos poderosos. Ao contrário, ela é uma conquista das brasileiras e dos brasileiros que precisa ser permanentemente defendida, respeitada e aprofundada por todos nós. Ela é essencial para que a voz de todos se faça ouvir e os interesses das grandes maiorias sejam levados em conta na sociedade.
A democracia deve ser um reflexo dos interesses e das aspirações de todos os cidadãos. Assim, o Memorial serve como um lembrete de que a luta pela justiça social e pela igualdade é contínua, e que todos têm um papel fundamental na construção de um futuro mais justo e democrático.
Leia também: Instituto Lula lança Memorial da Democracia