Doe Agora!

Inscreva-se: Brasil entre a soberania e a subordinação

Observatório da Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil (OPEB) e Instituto Lula iniciam parceria para realização de Ciclo de Debates sobre a Política Externa Brasileira


Inscreva-se: Brasil entre a soberania e a subordinação

SOBERANIA ou SUBORDINAÇÃO: o Brasil no mundo contemporâneo

Observatório da Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil (OPEB) e Instituto Lula iniciam parceria para realização de Ciclo de Debates sobre a Política Externa Brasileira

O OPEB configura-se como um projeto de extensão da Universidade Federal do ABC e nasceu de um esforço conjunto entre docentes, discentes e militantes da área de Relações Internacionais para acompanhar e analisar de forma crítica e sistemática a nova dinâmica da inserção internacional do Brasil, bem como democratizar o debate sobre a política externa brasileira a partir de 2019. Ele contra com apoio da Fundação Friedrich Ehbert (FES)-Brasil. O OPEB lançou esse ano dois livros e publica quinzenalmente um NewsLetter. 

Em 2019 o OPEB realizou um ciclo de conferências com Embaixador Celso Amorim na UFABC. Essa experiência está na base do curso que será oferecida na parceria com o Instituto Lula. 

Celso Amorim, foi ministro dos governos Lula, Dilma e, antes, nos governos Itamar e Sarney na sua longa trajetória de serviços publicos. Em 2009, depois de 8 ininterruptos anos como MRE, no final do governo Lula,  foi considerado por David Rothkopf em artigo na Foreign Policy como “o melhor chanceler do mundo”. Agora, uma parte das historia da política externa do Brasil poderá ser revisitada por essas instituições ao se encontram em um “Ciclo de Debates Formativos” para o Instituto Lula.

O Brasil estragou tudo?, questiona revista 'The Economist' - 26/09/2013 - Mercado - Folha de S.Paulo

O “Ciclo de Debates Formativos: O Brasil no Mundo: entre a soberania e a subordinação” vai tratar da Política Externa Brasileira em dois tempos. Quando havia o ciclo progressista dos governos Lula e Dilma, quando o chanceler Celso Amorim exercia o cargo de ministro (MRE dos Governos Lula e Ministro da Defesa do Governo Dilma) , e, ele próprio vai comentar os temas abordados; e nos governos Temer e Bolsonaro, no segundo tempo em que os pesquisadores e professores da Universidade Federal do ABC vão expor análises e interpretações da Política Externa Contemporânea do Brasil.

Quase que como inspiradas nas capas da revista “The Economist”: “Brazil takes off” e “Has Brazil blown it?”, com o Cristo Redentor decolando em uma das capas e em rota de implosão em outra, o programa do Ciclo de debates está programado para iniciar dia 28 de abril e até 27 de maio discutir essa rota instável da Política Externa Brasileira. Intercalando as aulas: Celso Amorim fala sobre os governos Lula e Dilma às quarta e os representantes do OPEB às quintas feiras, a agenda e os temas podem ser consultadas no quadro à seguir:

SESSÃO

TEMA

EXPOSITO(RES)

DATA

ABERTURA (Marcio e Giorgio)

BRICS

Celso Amorim

28/04

17h

Relação com a China e o alinhamento automático do governo Bolsonaro

Ana Tereza Marra e Tatiana Berringer

29/04

17h

Relação com os EUA durante os governos do PT

Celso Amorim

05/05

17h

Meio Ambiente na Política Externa Brasileira e o exemplo da paralisação do Acordo Mercosul-UE

Olympio Barbanti e Giorgio Romano

06/05

17h

A participação do Brasil nas negociações no Oriente Médio: de Ramalá a Teerã

Celso Amorim

12/05

17h

Direitos Humanos na política externa. Exemplo do direito a vacina

Gilberto Rodrigues e Lucas Tasquetto

13/05

17h

A construção do polo América do Sul nos governos do PT

Celso Amorim

19/05

17h

Altos e baixos na Política Externa Brasileira com a África. Opção pela OCDE.

Flávio Thales e

Diego Azzi

20/05

17h

Uma outra Política Externa é possível
(ENCERRAMENTO)

Celso Amorim e Gilberto Maringoni

27/0517h

Para Economist, "Bolsonaro é incapaz de governar" | ReproduçãoAs aulas serão abertas e transmitidas ao vivo pelas redes sociais do YouTube e Facebook das instituições. Aqueles que se inscreverem cabem o acompanhamento de atividades e interação em ambiente de Classroom. Portanto, se você pretende efetivar sua inscrição para garantir certificação, saiba que só serão certificadas àquelas pessoas que entregarem 100% das atividades de cada debate proposta o ambiente virtual de aprendizagem do Classroom.

Não serão certificados os participantes que não estiverem inscritos ou que não cumprirem com a programação de atividades completas. Portanto, se você se interessa pelo debate, mas não acha que vai participar dos debates e atividades e não tem interesse na certificação, acompanhe pelas redes, mas não é necessário se inscrever. Como as vagas são limitadas e gratuitas, pedimos para quem não vai participar dos debates a ceder a vaga apenas aos interessados em acompanhar os textos de leituras, as atividades e o debate na plataforma Classroom.

Fique atento ao nosso calendário para avaliar sua participação:

CRONOGRAMA:

- INSCRIÇÕES – de 01 a 20 de abril

- Ambientação no CLASSROOM de 23 a 25 abril

- Transmissão dos Debates de 28/04 a 27/05

- Prazo Limite para conclusão das atividades 10/06

- Emissão de certificados – JULHO 2021

As inscrições estão abertas agora, basta clicar aqui, desde 02 até 20 de abril. Mas, atenção: as vagas são limitas, antecipe sua vaga. Tão logo atingirmos o limite de vagas, não serão permitidas novas inscrições.

Referências:

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc0zxKfkjGuss2DTZH_EMO3ESW-2eb-JZWkABYvo2tmcVt7Tg/viewform

Lula Recebe honoris causa da UFABC: https://institutolula.org/lula-recebe-titulo-de-doutor-honoris-causa-da-ufabc

Lula é o primeiro doutor honoris causa da UFABC: https://www.ufabc.edu.br/noticias/lula-e-o-primeiro-doutor-honoris-causa-da-ufabc

Artigo sobre o Brasil e Celso Amorim na Foreign Policy: https://foreignpolicy.com/2009/10/07/the-worlds-best-foreign-minister/

RECOMENDADAS PARA VOCÊ