Instituto Lula

Doe agora
Menu

Livro traz legado de destruição deixado pela Lava Jato

29/04/2021 08:43

O lançamento do livro “Operação Lava Jato: crime, devastação econômica e perseguição política” acontecerá nesta sexta-feira (30), às 13h, em uma cerimônia virtual. A obra traz a íntegra do estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), elaborado a pedido da Central Única dos Trabalhadores (CUT), sobre o estrago causado pela Lava Jato aos empregos e à economia brasileira.

Desde seu surgimento, em 2014, a Operação provocou o fechamento de 4,4 milhões de empregos pelo país. Além disso, o Brasil perdeu R$ 172 bilhões em investimentos, aponta o levantamento. 

Para analisar esse legado de destruição, estarão reunidos em uma live Sérgio Nobre, presidente nacional da CUT; Carol Proner, doutora em Direito, professora da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD); e William Nozaki, professor da Fesp e diretor do Instituto de Estudos Estratégicos do Petróleo (Ineep). A mediação será feita pela economista e cientista política Luiza Dulci

O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube do Instituto Lula. Às 13h, o vídeo será anexado também a esta página.

Sobre o livro

Organizado por Antonio Alonso Jr., Fausto Augusto Jr. e José Sérgio Gabrielli, o livro “Operação Lava Jato: crime, devastação econômica e perseguição política” é uma publicação da editora Expressão Popular e estará disponível para reserva pelo e-maillivraria@expressãopular.com.br, nas versões e-book e impresso. A partir de 10 de maio, a obra estará disponível também para compra no site da editora

Além do prefácio assinado por Baltasar Garzón, ex-juiz da Suprema Corte da Espanha que ordenou a prisão do ex-presidente chileno Augusto Pinochet, a obra conta com os seguintes capítulos: Capitalismo e corrupção: a Petrobras e a Operação Lava Jato, assinado por William Nozaki; Mídia e Democracia, por Paulo Moreira Leite; Lawfare e Poder Judiciário, escrito pela jurista Gisele Cittadino; Implicações Econômicas Intersetoriais, assinado por Sérgio Nobre; Implicações Macroeconômicas, por Luiz Fernando de Paula e Rafael Moura; Sistema Político, de Fábio Kerche e Talita Tanscheit; Relações Externas, assinado por Carol Proner; Sociedade e Cultura da Violência, escrito por Fernando Sarti Ferreira e Gabriel Rocha Gaspar. O diretor técnico nacional do Dieese, Fausto Augusto Jr., também assina a publicação.