Doe Agora!

Ouça a íntegra das entrevistas de Lula na prisão


Ouça a íntegra das entrevistas de Lula na prisão

Preso sem provas  há 13 meses, o ex-presidente Lula teve sua palavra cassada e foi proibido de dar entrevistas. Em setembro do ano passado, decisão liminar, um ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu ao pedido de um partido político (Novo) e proibiu Lula de dar entrevistas. O ministro Luís Fux considerou que Lula poderia causar "desinformação" no processo eleitoral e foi apoiado pelo presidente do tribunal, Dias Toffoli. Somente há um mês a decisão foi revertida pelo tribunal, e a ordem constitucional e o regime democrático que prestigia a liberdade de expressão e de imprensa voltaram a ser privilegiados.

Desde a revisão da decisão, em 18 de abril deste ano, três veículos já publicaram suas entrevistas com Lula. Folha e El País foram os primeiros, e publicaram conjuntamente a íntegra da conversa. A rede britânica BBC divulgou sua entrevista na semana seguinte.

O áudio das duas conversas de Lula com os jornalistas estão disponíveis em áudio no podcast do Instituto Lula e pode ser ouvida em seu agregador de podcasts favorito ou no SoundCloud do Instituto Lula:

O portal The Intercept e a revista alemã Der Spiegel também já entrevistaram Lula, mas ainda não divulgaram o material completo.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ