Doe Agora!

Palocci e outros delatores de Moro mentiram contra Lula

A notícia de que Antonio Palocci mentiu em sua delação para tentar incriminar Lula é mais uma prova da perseguição cometida pelo ex-juiz contra o ex-presidente


Palocci e outros delatores de Moro mentiram contra Lula

Foto: Lula Marques

Por lula.com.br

A notícia de que Antonio Palocci mentiu em sua delação para tentar incriminar Lula é mais uma prova da perseguição e injustiças cometidas por Sergio Moro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Além de Palocci, o ex-senador Delcídio do Amaral, cujas declarações sem provas Moro usou em sua sentença do tríplex, também já teve suas acusações contra Lula consideradas mentirosas pela Justiça e pelo Ministério Público de Brasília.

O relatório da Polícia Federal revelou que não havia provas nem base na realidade na acusação de Palocci de que Lula teria beneficiado o Banco BTG. Cobrado por provas, Palocci admitiu que citou o caso em delação contando uma história a partir de lembranças de leitura de jornal.

O relatório da Polícia Federal diz o seguinte sobre as histórias contadas por Palocci: “‘parecem todas terem sido encontradas em pesquisas na internet, porquanto baseadas em dados públicos, sem acréscimo de elementos de corroboração, a não ser notícias de jornais”.

O relatório da PF é congruente com avaliação de procuradores, revelada pela Vaza Jato, de que os depoimentos de Palocci pareciam baseados em buscas no Google.
Palocci mente em depoimentos sobre Lula desde 2017.

O Supremo Tribunal Federal duas semanas atrás também reconheceu que Moro, quando juiz, agiu politicamente para beneficiar Bolsonaro e contra o PT quando liberou, sem motivo ou razão judicial, trechos da delação de Palocci, com grande impacto midiático, seis dias antes da eleição de primeiro turno de 2018.

Hoje, editorial do jornal O Globo reconheceu que o juiz Sérgio Moro ajudou a eleger Jair Bolsonaro.

A mais grave atuação política de Moro foi sua parcialidade para condenar, sem fatos nem provas, o ex-presidente Lula, impedindo-o de ser candidato em 2018. Moro usou na condenação declaração sem nenhuma prova do delator Léo Pinheiro, que o próprio Moro prendeu duas vezes, e que alterou seu depoimento para satisfazer a Operação Lava Jato e sair da prisão.

Atualmente, Léo Pinheiro, que tinha sido condenado a ficar preso por mais de 20 anos, está em casa. Aliás, de 159 condenados pela Lava Jato, pelo menos 120 estavam soltos em 2019 por terem vendido acordos de deleção.

A delação de Palocci não foi aceita nem pelo Ministério Público de Curitiba. Sérgio Moro ajudou a delação feita com a Polícia Federal a ser homologada pelo Tribunal Regional da Quarta Região (TRF-4), mesmo considerando a “fraca”.

Moro nunca teve qualquer melindre em perseguir Lula com mentiras e acusações sem provas.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ