Doe Agora!

Pesquisadora apresenta estudo sobre relações Brasil-China


Pesquisadora apresenta estudo sobre relações Brasil-China

Divulgação

A pesquisadora argentina Maria Haro Sly apresentou no Instituto Lula o estudo “Brasil e América Latina no contexto geopolítico atual”. Maria faz parte do Grupo de Acompanhamento de Temas Estratégicos (Gate) do Instituto Lula, que já publicou 23 boletins e três livretos  em dois anos de trabalho. A exposição aconteceu na sede do Instituto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, e foi exclusiva para pesquisadores e convidados do Gate.

Maria Haro Sly é formada em Sociologia e Ciências Políticas nas primeiras turmas da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), é mestra em Ciência Política pela Silk Road School da Renmin University da China e Doutoranda na Johns Hopkins University. Haro Sly trabalha no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação da Argentina.

Para a pesquisadora, "hoje é imprescindível programar uma inserção estratégica do Brasil no mundo tendo em consideração a reemergência da China e a crescente tensão internacional. Trabalhar num plano de ação que gere maiores oportunidades para o Brasil e a América Latina. Em um caminho que produza um modelo econômico baseado no conhecimento, na produção com valor adicionado e a geração de emprego de qualidade. A América Latina tem muito a aprender com o modelo de desenvolvimento asiático e precisa de uma coordenação regional para negociar melhores termos de intercâmbio e aproveitar as oportunidades”.

Segundo Sly, é imprescindível o aprofundamento das relações do Brasil com o restante da América Latina, o que traria maior autonomia para a região e a possibilidade de negociar melhores termos na relação bilateral com a China.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ