Doe Agora!

Plenária Nacional Lula Livre acontece em SP no sábado

A plenária tem como objetivo reunir membros dos comitês e entidades nacionais para fazer uma avaliação e traçar perspectivas sobre a campanha pela liberdade do ex-presidente


Plenária Nacional Lula Livre acontece em SP no sábado

Neste sábado (21) acontece em São Paulo a Plenária Nacional Lula Livre, das 9h às 18h no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. A plenária tem como objetivo reunir membros dos comitês e entidades nacionais para fazer uma avaliação e traçar perspectivas sobre a campanha pela liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Diferente da última plenária realizada em março deste ano, a reunião conta com critérios de indicação de representantes devido ao próprio caráter e ao espaço reservado. 

Encontro realizado em março teve como objetivo relançar a Campanha

“Esse será um momento de balanço das atividades da campanha e elaboração das perspectivas e propostas para o próximo momento. Para que o debate possa fluir com maior dinamicidade, a participação acontecerá por meio de critérios de delegação”, aponta o documento de convocação.

Para João Pedro Stédile, “é um momento de escuta dos militantes que estão na campanha para verificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.”

Contexto político

A defesa da liberdade de Lula está cada vez mais entrelaçada com os ataques ao Estado democrático de direito. Diante disso, o intuito é não isolar a campanha nela mesma ao participar de movimentos como o da educação, contra as queimadas na Amazônia, pró aposentadoria, etc.

“A prisão de Lula está relacionada ao momento que o país vive. É símbolo do cerceamento da democracia, da censura que tenta se instaurar na cultura, nas universidades e nas periferias.”, afirma Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula.

Programação

Das 9h às 9h30 – Credenciamento

Das 9h45 às 10h – Abertura e Intervenção artística

Na parte da manhã haverá um debate sobre o cenário político com a participação de Gleisi Hoffmann (PT), Juliano Medeiros (PSOL)* e Luciana Santos (PCdoB)*

Na parte da tarde, a plenária se dividirá em grupos temáticos sobre organização, finanças, mobilização, comunicação, cultura e juventude.

Após a realização dos grupos, o público volta ao plenário para encerrar os trabalhos.

Formas e perfil de participação

Segundo o Comitê, a indicação das representações deve corresponder aos seguintes critérios: 

  •  Cada organização de massa nacional terá cinco (5) representantes, nominalmente PT, PCdoB, PSOL, PCO, MST, MTST, CMP, CUT, CTB, Intersindical, MMM, Conen, Unegro, Contag, Fetraf, Via Campesina, MAB, UBM, ABJD, Barão de Itararé e UNE.

  •  Cada estado terá cinco (5) delegados, que devem ser indicados em plenária estadual e devem contemplar organizações (partidos/movimentos/sindicatos) e comitês de militantes.

  •  Cada organismo nacional com foco específico (Vigília de Curitiba, o consórcio da comunicação, o comitê de juventude, o fórum inter-religioso, articulações com paradas LGBTs, coletivo nacional do festival Lula Livre, articulação de juristas) terá 5 delegados, que devem ser indicados em reuniões amplas.

  • Entidades da sociedade civil representativas da sociedade de caráter nacional terão um representante cada uma.
  • As organizações de massa nacional e as entidades da sociedade civil devem indicar dirigentes para cumprir o papel de coordenação e construção da campanha nas instâncias das suas agremiações.
  • Os comitês estaduais devem indicar (I) coordenações dos comitês de militantes que têm tocado as atividades das campanhas e (II) dirigentes das principais organizações de massa que podem construir a campanha nos mais diversos setores da sociedade(C) Os fóruns nacionais da campanha devem indicar referências que possam conduzir a consolidação dos seus coletivos.

Inscrição

A pré-inscrição pode ser feita através do link http://bit.ly/2kjuyAY para que a secretaria possa garantir toda a estrutura necessária. 

*Na ausência dos presidentes do PSOL e PCdoB, os partidos indicarão os respectivos representantes.

Serviço:

Plenária Nacional Lula Livre

Data: 21 de setembro

Horário: das 9h às 18h

Local: Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

Palácio do Trabalhador – Rua Galvão Bueno, 782

Inscrição: Via link http://bit.ly/2kjuyAY

RECOMENDADAS PARA VOCÊ