Doe Agora!

Pobre tem que andar de cabeça erguida, diz Lula


Pobre tem que andar de cabeça erguida, diz Lula

Foto: Ricardo Stuckert

Por lula.com.br

Em discurso para os catadores de material reciclado e moradores de rua, no evento que participa todos os anos, o Natal com Catadores de Material Reciclado, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que não importa a profissão ou condição social do cidadão brasileiro, ele direitos que não estão sendo cumpridos e deve lutar por eles. Lula disse ainda que pessoas pobres não têm que ter vergonha de ninguém e pediu um Natal mais justo, no qual todos tenham oportunidades.

“Por que tem criança nesse Natal que não pode tomar um copo de leite a noite, que não pode comer um iogurte? Somos seres humanos, somos brasileiros e temos direitos. Nós temos que ser cristãos, democratas, humanistas. Nós temos que ser seres humanos para a gente poder olhar na cara das pessoas e dizer: “Você também tem direito. Eu vou comer um peru no Natal e você também tem direito de comer”, disse Lula em seu discurso.

Lula lembrou que os direitos elementares estão previstos na Constituição, na Bíblia e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, embora não estejam sendo cumprido. “Não importa a condição social, não importa sua profissão. Os direitos elementares estão previstos na Constituição, na Bíblia e na Declaração Universal dos Direitos Humanos e nada disso é cumprido.”

O ex-presidente afirmou que as pessoas não precisar ter vergonha da pobreza e motivou a andar de cabeça erguida. Ele lembrou que sua mãe, mesmo sem ter o que comer, nunca desesperava. “Andar de cabeça erguida não é uma coisa qualquer. Pessoas pobres não têm que ter vergonha de ninguém. Quem tem que ter vergonha é quem está no carrão e não tem sentimento, não tem humanismo, não tem solidariedade.”

Assista aos vídeos de Lula no Natal com catadores e pessoas em situação de rua. Vídeos: Ricardo Stuckert

Veja outras declarações de Lula no Natal com Catadores e Pessoas em Situação de Rua

RECOMENDADAS PARA VOCÊ