Ex-presidente participou de ato da Frente Brasil Popular neste sábado, em João Pessoa (PB)
Estudantes do Instituto Federal da Paraíba homenagearam Lula. Divulgação
14/08/2023 15:08
Em um grande ato neste sábado (26), no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título de cidadão pessoense e o carinho de milhares de pessoas que compareceram ao local para ouvir as palavras do ex-presidente.
Edinaldo, cacique do povo indígena Tabajara da Paraíba, foi um dos defensores de um grande título em defesa de todo o legado do ex-presidente. Ele e outros representantes do povo indígena homenagearam, durante o ato, a luta de Lula.
“Nós sabemos o que é pobreza. Quando você vê que ele tem uma humildade de falar com todo mundo, de não tratar com diferença, ele merecia esse título. A importância desse ato é para reforçar que os indígenas potiguara e tabajara estão vivos aqui, e continuamos na luta ainda por educação, por terra e sabemos que o Lula sempre vai ser esse sonho dos menos favorecidos desse país. Obrigado Lula!”.
Para Antônio Pessoa Gomes, cacique potiguara de Aldeia Forte,“Lula é um símbolo de resistência e de segurança”. “Toda pessoa que trabalha merece um respaldo. Ele merecia muito mais que um título de cidadão paraibano”, defendeu.
O ato fez parte da caravana Lula Pelo Brasil, que começou no dia 17 de agosto e até o dia 5 de setembro percorrerá todos os estados do Nordeste. O projeto já passou pela Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Além dos povos indígenas, a juventude compareceu em peso ao evento.
O ex-presidente foi homenageado por estudantes do Instituto Federal da Paraíba, do campus Cabedelo. Tamires Borges, Ana Beatriz Ramos, João Vítor e Jordana Firmino, retrato da revolução do ensino público, representaram milhares de alunos que gostariam de ter a oportunidade de dar um abraço em Lula e agradecer por tudo que ele fez pela educação brasileira.
Lula durante ato da Frente Brasil Popular em João Pessoa, na Paraíba. Foto: Ricardo Stuckert
“O Lula estar aqui hoje é um motivo de grande comemoração. Muitas pessoas são beneficiadas em vários programas por programas que Lula criou, e eu sou uma dessas pessoas. Desde pequena, foram vários programas que me ajudaram a me tornar o que sou hoje. A gente deve sempre lembrar nossas origens e estar sempre em busca da nossa democracia”, disse Tamires Borges.
Ana Beatriz e Jordana Firmino saíram em defesa do título de cidadão pessoense dado a Lula e foram além: “ele deveria receber o título de todas as cidades do Brasil”
“João Pessoa hoje tem um Instituto Federal que abrange muitas pessoas. O Brasil tem muito o que agradecer ao ex-presidente”, afirmou Ana.
“Ele deveria receber o título de cidadão de todas as cidades, porque quem é do interior sabe o que a gente passa e o que Lula representa para a gente”, completou Joana.
Élida Helena, diretora da União Nacional dos Estudantes, e Luana Carolina, do Levante Popular da Juventude na Paraíba, viram, da platéia, o ex-presidente ser homenageado e falar para milhares de pessoas. Para elas, Lula representa a esperança do Brasil e também é responsável por inspirar a juventude do País.
“O carinho que o povo tem pelo ex-presidente Lula, mas também uma esperança que a gente vê nele sobre as transformações sociais, em barrar o golpismo”, falou Élida.
“Lula representa um momento muito importante na história do Brasil, que é uma oportunidade de ver o povo no poder. Isso nos inspira muito, reflete um pouco do que é essa figura para nós, que lutou e conseguiu trazer direitos para a classe trabalhadora”, disse Luana.
Por Mariana Zoccoli, enviada especial ao Nordeste com a caravana Lula Pelo Brasil, para a Agência PT de Notícias