Em São Paulo, Lula posa com a medalha trazida da Holanda. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
14/08/2023 15:08
A cerimônia de entrega dos prêmios das “Quatro Liberdades”, da Fundação Roosevelt, aconteceu neste sábado (12), na histórica cidade medieval de Middelburg, no sul da Holanda, de onde emigraram os antepassados de Franklin Delano Roosevelt. Cerca de 400 convidados acompanharam a cerimônia, que contou com a presença da rainha Beatrix e do primeiro ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, entre outras autoridades de governo e membros da sociedade holandesa.
Para ver mais imagens e baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.
A Diretora do Instituto Lula, Clara Ant, recebeu a medalha das mãos do primeiro minsitro holandês, representando Lula, que não pôde viajar por remendação médica. Ela relata que a mensagem em vídeo enviada por Lula “emocionou fortemente grande parte dos presentes, de tal maneira que a governadora da província da Zelândia, Karla M. H. Peijs, pediu publicamente e em nome de todos os presentes que Clara transmitisse ao ex-presidente Lula os votos de uma rápida e completa recuperação".
O Ex-presidente Lula foi homenageado com o prêmio principal, a medalha de ouro que reúne simbolicamente as quatro liberdades (de opinião e expressão, de culto, liberdade das privações e liberdade dos temores).
O primeiro minsitro Mark Rutte fez um elogio à trajetoria pessoal e política do ex-presidente Lula, enfatizando sua liderança na condução do Brasil ao patamar atual com mais crescimento, mais inclusão e democracia.
De acordo com o emabaixador do Brasil na Holanda, José Artur Denot Medeiros, a cerimônia deste sábado representa “um reconhecimento público da obra política e social do ex-presidente Lula, que elevou ao mais alto nível a imagem do Brasil neste pais e também na Europa”.
Os demais laureados receberam medalhas de prata, cada uma relacionada a uma liberdade específica. O prêmio principal, recebido pelo ex-presidente Lula já foi, no passado, outorgado também a Nelson Mandela, ao bispo Desmond Tutu e ao ex-presidente americano Jimmy Carter.
O Four Freedoms Awards
A homenagem é concedida desde 1982 a pessoas e instituições que se engajaram para proteger a liberdade usando instrumentos pacíficos. A cerimônia de premiação aconteceu neste sábado, 12 de maio, em Middelburg, na Holanda. Além do homenageado principal, pelo conjunto das quatro liberdades, a Roosevelt Stichting concedeu outras quatro medalhas:
Liberdade de opinião e expressão: Al Jazeera
Liberdade de culto: arcebispo Bartholomew I
Liberdade das privações: Ela Ramesh Bhatt
Liberdade dos temores: Hussain al-Shahristani
Saiba mais sobre o prêmio no site da oficial do Four Freedoms Awards (em inglês): www.fourfreedoms.nl
Clique aqui para ver o vídeo da mensagem de agradecimento de Lula.
Clique aqui para ver o vídeo da cerimônia de entrega do prêmio.