Instituto Lula

Doe agora
Menu

Instituto premia vencedores das cátedras 2022

12/09/2022 20:50

Divulgação

O Instituto Lula realizou nesta segunda-feira (12) a Cerimônia de Concessão das Cátedras 2022. O valor de R$ 15 mil das premiações será utilizado para realização de pesquisas, aulas e conferências que terão inscrições abertas nas próximas semanas.

A 1ª Cátedra Presidenta Dilma: Democracia e Representação na Era Digital foi conquistada pela professora Tathiana Senne Chicarino da Fundação Escola de Sociologia de São Paulo (FESPSP). Tathiana comentou a honra de ser laureada pela cátedra presidenta Dilma. “Um encontro de geração de mulheres que tratam de política de diferentes maneiras”, disse, ao apresentar sua proposta. “Esse edital é uma maneira de consolidar vários estudos que tenho feito. A ideia é evidenciar essa reflexão crítica sobre a nossa história e sobre democracia e autoritarismo.”

O título da pesquisa da cientista política é Democracia e Autoritarismo, Engajamento em Contexto de Política Digital. O curso terá dez aulas.

A 2ª Cátedra Presidente Lula: Novas Formas de Trabalho e Renda e suas Possíveis Organizações e Representação de Interesses na Era Digital teve como vencedor o desembargador do Trabalho Marcelo Ferlin D'Ambroso , do Rio Grande do Sul. O pesquisador também falou da honra pela premiação, referindo-se a Lula como o melhor presidente que o Brasil já teve. “É necessário avançar e empoderar a classe trabalhadora”, disse sobre seu curso. “O que nós temos hoje é resultado de 40 anos de necropolíticas neoliberais aplicadas nos países da maior parte do mundo, associadas a tecnologias desenvolvidas pelo capital para diminuir custos e ampliar lucros.”

A disciplina ministrada pelo desembargador contará com 10 aulas ministradas por D’Ambroso e algumas adicionais, com convidados. 

O presidente do IL, o economista Márcio Pochmann, lembrou que essas cátedras tratam da perspectiva temática do desafio de entender a sociedade digital e ao mesmo tempo oferecer possibilidades de políticas públicas. “Estamos felizes de abrir essa temporada das duas cátedras”, disse. “O Instituto Lula reafirma seu compromisso com a compreensão melhor da realidade à qual o Brasil está submetido buscando oferecer, como se fosse um laboratório de ideias e políticas públicas, a sua contribuição para que possamos ter um Brasil muito melhor.”

Acompanhe a cerimônia digital: