Doe Agora!

Seminário discute imigração e bem-estar social

A primeira aula do ciclo de seminários "Outro olhar sobre o Neoliberalismo e Trabalho Imigrante", oferecido pelo Instituto Lula e Instituto Diáspora Brasil, abordou ...


Seminário discute imigração e bem-estar social

A primeira aula do ciclo de seminários "Outro olhar sobre o Neoliberalismo e Trabalho Imigrante", oferecido pelo Instituto Lula e Instituto Diáspora Brasil, abordou o fenômeno migratório do ponto de vista estrutural ligado ao movimento do capital. 

Ministrado pela professora e chefe do departamento de Sociologia do Wellesley College, Peggy Levitt, a aula também contou com a participação do presidente do Instituto Lula, Márcio Pochmann, e do professor Luís Vitagliano. Mariana Dutra, coordenadora do Instituto Diáspora Brasil, e Álvaro Lima, diretor de pesquisas da Prefeitura de Boston e fundador do Instituto Diáspora Brasil, também participaram do debate. 

Novo contexto de proteção social

Hoje, o neoliberalismo e a austeridade mudaram a expectativa em relação ao Estado como um garantidor da proteção básica. Fundos reguladores internacionais, como o FMI, pedem que os países aumentem a austeridade e as medidas econômicas para reduzir os seus déficits. Tais medidas, explica Levitt, estimulam o declínio do estado de bem-estar social. 

"Nossa tarefa é falar das responsabilidades e das injustiças sociais no mundo global. Quem vai ser emancipado e protegido pela questão transnacional e quem vai ficar para trás. E como podemos fazer para que as pessoas que ficaram para trás prosperem também", reflete Levitt. 

O seminário "Proteção Transnacional Social: Estabelecendo uma Agenda", ministrado por Peggy Levitt, busca oferecer uma visão mais ampla sobre proteção social transnacional e como ela afeta membros de uma família e comunidades. 

Para informações sobre as próximas aulas, clique aqui

Assista abaixo a aula completa

RECOMENDADAS PARA VOCÊ