Doe Agora!

Só no app: programa debate cultura no Brasil


Só no app: programa debate cultura no Brasil

Pixabay

Equipe iLula

O ciclo de Debates Fora da Caixa desta quinta-feira (14) apresentará uma agenda para o presente e o futuro da cultura no Brasil. O objetivo é analisar um conjunto de pontos a serem enfrentados para se equacionar de modo mais qualificado o tema da cultura no país. Além disso, subsidiar a conformação de políticas culturais adequadas e redefinir o novo e imprescindível lugar que a cultura deve ocupar no projeto de transformação e desenvolvimento do Brasil.

A agenda discute premissas vitais para repensar a questão cultural no país: a noção ampliada de cultura; o caráter essencialmente transversal da cultura; o novo espaço da cultura; as culturas brasileiras e as conexões da cultura com outras áreas sociais, em especial a educação e a comunicação.

Em seguida, treze tópicos são propostos para animar o presente e o futuro: cultura e transformação social; cultura e democracia; cultura e participação; disputa da memória; guerra cultural x disputa político-cultural; federalismo cultural; cultura e desenvolvimento; cultura e economia; financiamento da cultura; cultura e sociabilidade contemporânea; culturas populares, identitárias e outras manifestações culturais; artes e patrimônio cultural; cultura e internacionalização.

Essa agenda apresentada pelo Fora da Caixa reivindica centralidade para a cultura no processo de transformação e desenvolvimento do Brasil no atual panorama internacional.

Sobre o curador

A apresentação será do curador do tema nos Debates Fora da caixa, António Albino Canelas Rubim, pesquisador do CNPq e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult). Professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Rubim é autor de artigos e livros sobre cultura, cultura e política, políticas culturais, comunicação e cultura, comunicação e política, publicados no Brasil e no exterior. Ex-secretário de Cultura do estado da Bahia e ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura do estado da Bahia. Ex-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Comunicação (Compos).

Debates Fora da Caixa

O Instituto Lula formou, no final de 2020, 12 grupos de estudos sobre temáticas de fronteira, com abordagem “fora da caixinha”. A cada um dos curadores de área temática coube formar seus grupos, explicitando o objeto de estudo e focando metodologia de trabalho, considerando gênero, raça, idade e região. Esse trabalho resultou em textos apresentados entre os curadores e os grupos de pesquisas criados por área.

É possível acompanhar tudo isso pelo “Ciclo Debates Fora da Caixa”. Serão 12 encontros, de até duas horas cada, seguindo a estrutura de curadores e temas. Sempre às quintas-feiras, das 16h às 18h, exclusivamente pelo aplicativo ILula.

Agenda - Toda quinta-feira, das 16h às 18h

Veja o que já rolou e o que ainda está por vir:

2/6 - Educação – Daniel Cara;

9/6 - Segurança e Cidadania – Francisco Teixeira;

16/6 - Bem estar e seguridade – Evilázio Salvador;

23/6 - Economia do Trabalho – José Francisco Siqueira Neto;

30/6 - Transição para Economia Verde – Pedro Paulo Zahluth Bastos;

7/7 - Reposicionamento do Estado – José Celso Cardoso Junior;

14/7 - Cultura – Antônio Albino Canelas Rubim.

Baixe o aplicativo iLula neste link (https://app.institutolula.org/)

RECOMENDADAS PARA VOCÊ