Doe Agora!

Só no app: programa debate democracia e igualdade

O ciclo de Debates Fora da Caixa vai ao ar nesta quinta-feira(26), às 16h


Só no app: programa debate democracia e igualdade

Divulgação

Equipe iLula 

O programa "Debates Fora da Caixa" sobre democracia e igualdade foi ao ar nesta quinta-feira(26) com transmissão exclusiva no aplicativo iLula. Participaram da roda de conversa o curador do tema, o economista e professor Antônio Prado; a socióloga e consultora internacional Laís Abramo; a também socióloga e consultora internacional Solange S. Prado; a jornalista e advogada Paola Ligasacchi; a economista e socióloga Wilnez Henrique; o cineasta e sociólogo Joel Zito Araújo; e o diplomata e economista Rodrigo Estrela.

As desigualdades estruturais que conformam a sociedade brasileira, múltiplas e entrecruzadas, são um enorme obstáculo à erradicação da pobreza, ao desenvolvimento sustentável, à ampliação da cidadania e à consolidação da democracia. Por essa razão, o combate efetivo à desigualdade é um vetor central de um projeto de desenvolvimento sustentável e inclusivo.

A igualdade pela qual lutamos não é apenas uma igualdade de meios (renda e acesso aos recursos produtivos). É também uma igualdade de capacidades, autonomias e reconhecimento recíproco, e, fundamentalmente, uma igualdade de direitos. Nesse sentido é justamente o oposto da cultura do privilégio, que está baseada na negação do(s) outros(s)/outra(s) como sujeitos de direito.

Para avançar nessa direção (desmontar a cultura do privilégio e construir a cultura da igualdade – ou uma sociedade baseada na igualdade e nos direitos de todas as pessoas) é necessário identificar e reconhecer os eixos que estruturam e reproduzem a desigualdade, assim como seus impactos nos diversos âmbitos da sociedade, dos direitos e do desenvolvimento: o acesso à renda e aos ativos produtivos, à saúde, à educação e à cultura, à moradia e aos serviços básicos de infraestrutura (água potável, saneamento, eletricidade, tecnologias da informação e comunicação), ao trabalho decente, à proteção social e aos cuidados, à possibilidade de viver uma vida livre de violência, à justiça, à participação política e ao poder.

A proposta de uma sociedade de iguais deve sobreviver e fincar raízes em um ambiente em que os signos da desigualdade operam sem descanso para manter o status quo.

Debates fora da Caixa

O Instituto Lula formou, no final de 2020, 12 grupos de estudos sobre temáticas de fronteira, com abordagem, “fora da caixinha”. A cada um dos curadores de área temática coube formar seus grupos, explicitando o objeto de estudo e focando metodologia de trabalho, considerando gênero, raça, idade e região. O que gerou textos que foram apresentados entre os curadores e grupos de pesquisas, criados por área.

O objetivo agora é lançar o “Ciclo Debates Fora da Caixa”, com 12 encontros, de até duas horas cada, seguindo a estrutura de curadores e temas. 


Agenda - Toda quinta-feira, das 16h às 18h

2/6 - Educação – Daniel Cara;

9/6 - Segurança e Cidadania – Francisco Teixeira;

16/6 - Bem estar e seguridade – Evilázio Salvador;

23/6 - Economia do Trabalho – José Francisco Siqueira Neto;

30/6 - Transição para Economia Verde – Pedro Paulo Zahluth Bastos;

7/7 - Reposicionamento do Estado – José Celso Cardoso Junior;

14/7 - Cultura – Antônio Albino Canelas Rubim.

Baixe o aplicativo iLula neste link (https://app.institutolula.org/)

RECOMENDADAS PARA VOCÊ