Instituto Lula

Doe agora
Menu

Universitário: Instituto Lula abre inscrição para cursos de verão

15/12/2020 18:16

Foto: Khürt L Williams/Creative Commons

Já estão abertas as inscrições para o primeiro Curso de Verão Instituto Lula. Voltada para o público universitário essa série começa dia 12 de janeiro, com o curso "200 anos de Independência: Temas seculares para o novo milênio". O curso é gratuito e será composto por 10 aulas expositivas de duas horas cada, leituras obrigatórias e trabalhos que somam 60 horas de dedicação. 

Atenção: As matrículas são limitadas e os 200 primeiros inscritos garantem vagas.

Para se inscrever, leia as informações sobre o curso e preencha o formulário ao final desta página: 

CURSO DE VERÃO - INSTITUTO LULA

Proposta - Discutir os 200 anos de independência do Brasil a partir das questões que estão em pauta secularmente e que carecem de políticas para encaminhar respostas.

Formato: 10 aulas de 2 horas expositivas, 2h leitura e atividades + apresentação de trabalhos de conclusão. TOTAL de HORAS DEDICADAS: 60 horas/relógio.

Ementa: Ao se aproximar dos seus 200 anos de nação independente, o Brasil acumula uma série de problemas historicamente que fazem parte da sua condição de colônia, entre os quais chamamos de problemas estruturais. Dificuldades que não foram superadas pelo país e que se somam com os problemas conjunturais e gerais de um país da extensão e da complexidade da Nação Brasileira. Este curso pretende trazer à luz e discutir os problemas da nação de uma perspectiva histórico estrutural e propor que os alunos apresentem políticas públicas que pudessem contribuir para sua resolução. 

RESULTADO ESPERADO: Que as aulas e debates instiguem os participantes ao final em propor projetos de políticas públicas para tratar de um ou mais problemas estruturais e históricos da sociedade brasileira.

Polêmicas para o Debate: 

- Temos democracia racial? Qual integração podemos falar?

- O que é a cordialidade do brasileiro? Que Estado-Nação surge disso?

- Temos de fato racismo e exclusão social? Data da escravidão?

- Que lugar o país ocupa na divisão internacional do trabalho?

- Quais as características da economia e do trabalho no Brasil?

- Ecologia, ecossistema e qual papel da Amazônia e da biodiversidade brasileira?

- Como debater a Política Externa e suas principais características?

- Podemos falar de dependência tecnológica brasileira desde os tempos do engenho?

- É possível falar em sociedade pacifica no Brasil e como se encaixam as guerras civis, oligarquias e movimentos de resistência na história do Brasil?

- Os fenômenos das epidemias, pandemias, saúde e segurança alimentar são estruturais ou surgem em determinadas conjunturas?

ROTEIRO DE EXECUÇÃO DO CURSO:

O primeiro curso de verão universitário do Instituto Lula será ministrado na plataforma Google Classroom. As aulas serão transmitidas pelo Youtube e abertas. Para os alunos matriculados contará presença para a certificação.

Os inscritos que tiverem as matrículas aceitas terão a oportunidade de realizar o curso como alunos regulares; que garante certificação assinada com horas reconhecidas para atividades complementares, acompanhamento por plataforma de aprendizagem e execução de trabalho final que deve ser necessariamente apresentado. 

Além da presença, para receber o certificado de aprovação no curso, os aprovados na apresentação do trabalho final. O trabalho final pode ser em grupo e deve ser apresentado na semana final do curso e tiverem pelo menos 90% de presença nas aulas. 

Os reprovados terão direito a certificado de presença nas aulas e receberão os valores de horas de acordo com a quantidade de horas presentes.

Cronograma de Realização:

 

Abertura das Inscrições

Encerramento das inscrições

Confirmação da matrícula até

Início das 

Apresentação dos trabalhos até 

Certificações 

Prazos

15/12/20

05/01/21

08/01/21

12/1/21

15/2 a 18/2

25/02

Cronograma de aulas:

 

Aula 1

Aula 2

Aula 3

Aula 4

Aula 5

Aula 6

Aula 7

Aula 8

Aula 9

Aula 10

Data

12/1

14/1

19/1

21/1

26/1

28/1

02/2

04/2

09/2

11/2

Hora

17h

19h

17h

19h

17h

19h

17h

19h

17h

19h

Inscrições:

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet em link divulgado pelo Instituto Lula entre os dias 15 de dezembro de 2020 e 05 de janeiro de 2021. 

Parcerias Propostas:

  1. Nesta primeira edição estão convidadas universidades da cidade de São Paulo, especialmente os cursos de Ciências Sociais, Economia, História, Jornalismo e Relações Internacionais;
  2. As universidades parceiras oferecem professores orientadores aos projetos e podem acompanhar o processo de formulação do trabalho final. 
  3. As universidades podem divulgar entre seus alunos o curso, estimular participação e  podem propor professores para assumir algum tema de aula.
  4. Não há compromisso financeiro em nenhuma das situações, o curso é inteiramente gratuito e as universidades contribuem com seus saberes;

Para submeter sua inscrição, clique aqui e preencha o formulário neste link.