Doe Agora!

Blockchain: o que é, como funciona e qual o impacto

Vídeo do Instituto Lula desvenda sistema tecnológico responsável por organizar as criptomoedas


Blockchain: o que é, como funciona e qual o impacto



Vídeo do Instituto Lula desvenda sistema tecnológico responsável por organizar as criptomoedas 

Muito se fala sobre blockchain e sua importância. Neste vídeo produzido pelo Instituto Lula você vai saber o que é a blockchain, como ela funciona, sua relação com as criptomoedas, quem a controla e como ela pode impactar na sua vida. As informações são do especialista no assunto, o professor de sociologia Edemilson Paraná, da Universidade Federal do Ceará.


Edemilson explica que a blockchain é um sistema tecnológico, ou sociotécnico, que envolve um conjunto de pessoas em torno de uma tecnologia. “Pensem numa planilha de Excell interativa, como essas do Google, em que várias pessoas podem interagir ao mesmo tempo inserindo informações em tempo real”, ilustra. “Em tradução simples, blockchain é uma corrente de blocos. E esses blocos são um conjunto de informações que vai sendo inserido a cada espaço de tempo. Informações condensadas, agrupadas e compensadas dentro de um bloco que vão se agregando numa cadeia e conduzindo a gente a um livro aberto, público e auditável por todos que participam dessa rede.”

Sistema seguro

A segurança do sistema, então, está nisso. “Ninguém controla individualmente todas as informações da blockchain. Tudo é feita de maneira coletiva, colaborativa e compartilhada por toda rede. Mas é muito difícil alguém ter poder de máquina (ou poder processamento computacional) para fraudar a integridade dessa rede.”

A lógica de incentivo interna à blockchain é construída de tal modo que vale mais a pena gastar esse poder de máquina colaborando com a rede, e obtendo ganho com isso, do que corrompendo a rede. “É muito difícil alguém fraudar. Se alguém tenta, vem uma atualização que entra no sistema e garante a integridade dele.”

Blockchain e bitcoin

A blockchain nasce como a tecnologia de base das criptomoedas, particularmente a primeira e maior que é a bitcoin. “E já estão sendo experimentadas em tecnologias financeiras, desenvolvidos em alguns bancos para processar e armazenar informações dentro de suas próprias redes.” 

Sobre a possibilidade de alguém entrar em um computador, ver as informações e acessar os dados, o professor afirma:  não é possível. “Essas informações estão protegidas pela tecnologia da criptografia, a encriptação que produz códigos com letras, números, códigos acessadas somente por quem tem a chave de acesso. São informações seguras, robustas e relativamente íntegras e só podem ser acessadas de maneira consensual, quando as chaves são compartilhadas.”

RECOMENDADAS PARA VOCÊ