Instituto Lula

Doe agora
Menu

Chamada pública contra a desinformação nas redes

21/09/2021 09:56

Por lula.com.br

Uma sociedade envenenada pelo ódio passa a gerar e reproduzir ódio. O Brasil merece debater seu futuro em uma discussão honesta e plural. É fundamental compreender e expor os mecanismos de produção e difusão de desinformação e fake news para que as redes se tornem espaços de diálogo respeitoso, baseado em fatos, o que implica divergir e/ou concordar sem estar exposto a agressões.

Devemos conversar e nos organizar para construir uma rede capilarizada que atue conjuntamente contra o ódio e a desinformação. Por isso, queremos ouvir e trocar experiências com quem atua, pesquisa ou trabalha contra as redes de desinformação no Brasil.

Graças à comunidade científica – tão atacada pelo atual presidente –, constatou-se que Bolsonaro propaga ao menos quatro mentiras por dia desde que assumiu o mandato. Estudos também apontaram que Bolsonaro e sua fábrica de mentiras têm uma ação coordenada em plataformas como o Facebook. Enquanto isso, o atual presidente não mede esforços para alterar o marco civil da internet e proibir a retirada de conteúdo mentiroso das redes sociais.

Caso você tenha interesse, atue, trabalhe ou pesquise sobre redes sociais, desinformação, fake news, discurso de ódio ou assuntos relacionados e queira bater um papo com a gente, por favor preencha o formulário abaixo para iniciarmos essa conversa.