Doe Agora!

Ex-diretor geral da FAO visita Instituto Lula


Ex-diretor geral da FAO visita Instituto Lula

Foto: Ricardo Stuckert

O Instituto Lula recebeu na tarde desta sexta-feira (16) a visita de José Graziano. Ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome no governo Lula, Graziano acaba de deixar a Direção-Geral da FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, após dois mandatos seguidos.

Graziano, que é agrônomo, foi um dos protagonistas na elaboração do programa Fome Zero, precursor do Bolsa Família. O enorme sucesso que os programas brasileiros de combate à fome e à miséria tiveram, alcançaram o nome de Graziano para o principal organismo internacional de combate à fome, a FAO. Ele dirigiu a organização por dois mandatos seguidos, de 1º de janeiro de 2012 a 31 de julho deste ano.

Tratou-se de um retorno a suas origens, já que foi aqui neste prédio, no Instituto Cidadania, onde foi elaborado o Fome Zero, que contou com importante liderança do pai de Graziano, José Gomes da Silva, que também era agrônomo.

Além da visita, Graziano e o diretor-presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, conversaram sobre a situação da fome no mundo, especialmente na África. Em 2012, o Instituto Lula, a União Africana e a FAO firmaram um acordo para compartilhamento de políticas públicas e tecnologias de combate à fome.  Uma das evoluções desse acordo foi a adoção, pelo continente africano, do Programa Aquisição de Alimentos.


RECOMENDADAS PARA VOCÊ