Instituto Lula

Doe agora
Menu

Lula sobre coronavírus: “Depois que salvar o povo a gente discute como salvar a economia”

20/03/2020 09:46

Por Lucas Rocha, para a Revistá Fórum

O ex-presidente Lula publicou um vídeo na noite desta quinta-feira (19) avaliando a atuação do governo do presidente Jair Bolsonaro diante da crise do novo coronavírus. O ex-mandatário cobrou que Bolsonaro tome as medidas necessárias para proteger a população e garantir emprego e renda.

“Bolsonaro tem que cuidar do povo e não cuidar do seu ego”, disse o ex-presidente. “As pessoas precisam comer, precisam se higienizar e o Estado tem que assumir a sua responsabilidade”, completou.

Para Lula, é preciso garantir que as pessoas possam se manter em casa e que ninguém seja demitido por isso.

Dessa maneira, Lula defendeu que o governo faça investimentos “não fique preocupado com déficit fiscal”. “Gaste o quanto for necessário gastar, porque depois que salvar o povo a gente vai discutir como salvar a economia”, afirmou.

O ex-presidente criticou ainda a coletiva de imprensa de Bolsonaro sobre o coronavírus, dizendo que ele precisa agir com a responsabilidade de um chefe de estado. “Nós nesse instante não temos governo, não temos alguém que seja capaz de orientar as pessoas porque está preocupado com sua imagem, com seus panelaços, com suas manifestações. Está preocupado em se denominar um mito”, declarou.

“No mesmo instante em que o governo diz que tudo isso tem muita ‘histeria’, ele faz um decreto de calamidade pública. Não tem histeria, o que tem agora é uma doença incontrolável em todo mundo”, completou.

Lula ainda fez um apelo para que as pessoas não deixem de se cuidar. “O amor precisa voltar a vencer o ódio. Precisamos que a solidariedade prevaleça sobre o desprezo. A hora é de solidariedade, essa palavra que estava saindo de moda, agora é hora de ser solidário, cuidar dos outros. Não apenas dos nossos”, finalizou.

Assista: