Doe Agora!

Discursos de Lula estão preservados no Instituto


Discursos de Lula estão preservados no Instituto

Lula discursa na ONU em setembro de 2018. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta terça-feira (17), o perfil no Twitter de um estudante de Relações Internacionais chamou à atenção para o fato de que "o site do Itamaraty tirou do ar vários discursos do ex-presidente Lula e do ex-ministro Celso Amorim, dificultando a vida de quem quiser pesquisar falas antigas deles".

Após o golpe que tirou Dilma Rousseff da Presidência em 2016, arquivos e textos referentes aos governos Lula já haviam sido retirados da Biblioteca da Presidência da República. 

Um dos objetivos estatutários do Instituto Lula é justamente preservar o legado – imaterial e documental – dos governos do ex-presidente. Por isso, compilamos e preservamos todos os discursos presidenciais que deveriam estar públicos para a consulta nesses órgãos de Estado.

Para consultar os discursos presidenciais de Lula, visite nosso site do Acervo Presidencial. Nele você encontra, além dos discursos, fotos, matérias e entrevistas publicadas pela assessoria de imprensa da Presidência entre 2003 e 2010.

Como é de conhecimento público, a perseguição ao projeto de país que Lula representa atingiu também o Instituto, que chegou até mesmo a ser fechado por um juiz de primeira instância em 2017. O Instituto não tem fins lucrativos e nem recebe doações governamentais. Atualmente o Instituto se mantém graças a doações da sociedade civil. Conheça nossa campanha de financiamento coletivo em participe.institutolula.org.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ