Doe Agora!

Folha: Lula foi melhor que Bolsonaro em todas as áreas da economia

Dados demonstram que economia brasileira cresceu mais, melhorou a saúde financeira das contas públicas, assim como as vendas no varejo, a valorização da Bolsa e do dólar, os juros, a inflação, a queda na desigualdade


Folha: Lula foi melhor que Bolsonaro em todas as áreas da economia

Ricardo Stuckert

A economia brasileira durante os governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi muito melhor do que com Jair Bolsonaro. Os dados foram compilados em reportagem da Folha de S.Paulo  que lembra: não tem desculpa. Se Bolsonaro enfrentou uma pandemia, Lula encarou “a maior turbulência internacional desde a Grande Depressão (1929), quando se deu a crise norte-americana do subprime, ocasionando o colapso do crédito bancário e uma recessão global”.

No que se refere ao tão comentado boom das commodities (alta dos preços dos produtos não industrializados destinados ao comércio externo), a situação foi vivida por ambos os governos. Bolsonaro, no entanto, desperdiçou a oportunidade, enquanto Lula aproveitou e fez o Brasil crescer. Um dos muitos resultados disso foi a criação de postos de trabalho que levou o Brasil à situação inédita de pleno emprego.

Com Lula, o Brasil manteve as contas públicas ajustadas, com superávits primários anuais. Isso reduziu o endividamento estatal. Com menos risco, o país atraiu bilhões de dólares em investimentos e o preço do dólar ficou 70% mais barato durante os governos de Lula. Com Bolsonaro, o Brasil caiu em descrédito internacional, os riscos voltaram e o dólar está nas alturas.

Outros indicadores como vendas no varejo, valorização da Bolsa, variação dos juros, inflação, evolução da dívida pública também evoluíram muito melhor com Lula. E é fácil de entender: com Bolsonaro o desemprego voltou a subir e os salários ficara mais baixos. O país ficou empobrecido e as vendas no comércio caíram. Um terrível círculo vicioso em que os trabalhadores sem emprego e sem renda não conseguem comprar levando ao fechamento de lojas e serviços e aumentando cada vez mais o desemprego e a miséria no Brasil.

Com Lula foi totalmente diferente. A roda da economia girava num círculo virtuoso de mais emprego, mais dinheiro no bolso dos trabalhadores, mais vendas, mais postos de trabalho. Assim, a desigualdade desabou. No atual governo, o empobrecimento geral foi agravado durante a pandemia prolongada pela falta de vacina negada por Bolsonaro nos primeiros meses de 2020. Se os mais ricos já se recuperaram, os mais pobres foram deixados para trás agravando a desigualdade e a miséria no Brasil.

Até na Bolsa de Valores Lula foi melhor que Bolsonaro. A valorização anual do Ibovespa foi mais do que o triplo com Lula do que com Bolsonaro. Isso também com a inflação que com Lula caiu para menos da metade e com Bolsonaro quase dobrou.

Brasil no mundo

O desempenho do Brasil frente à economia mundial também foi muito melhor com Lula do que com Bolsonaro. O Brasil ficou mais forte e cresceu mais do que a média das economias: na era Lula, saímos da 13ª para a 7ª posição entre os países mais ricos do planeta. Com Bolsonaro, tudo piorou. O atual presidente pegou o Brasil na 9ª posição e deixou o país cair para o 13º lugar.

A imagem do Brasil no exterior era outra com Lula. Seu governo pegou o desmatamento nas alturas e o reduziu em 70%. Com Bolsonaro, a tendência se inverteu e o desmatamento já cresceu mais de 70% só nos três primeiros anos de seu governo . 

A comprometida imagem do Brasil no exterior também tem a ver com outro dado em que Bolsonaro se sai muito mal. O número de homicídios e mortes violentas no governo que defende as armas aumentou, enquanto que com Lula a queda no percentual desses casos foi maior. E olha que durante o governo Bolsonaro a pandemia manteve as pessoas em casa por muitos meses, fazendo com que o número de ocorrências nas ruas caísse muito.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ