Doe Agora!

Há 20 anos, Lula lançava o Programa Fome Zero

A experiência de garantir renda mínima para as populações mais pobres se aprofundou e foi o embrião do Bolsa Família


Há 20 anos, Lula lançava o Programa Fome Zero

Presidente Lula participa da comemoração do 2° aniversário do Programa Fome Zero, em 2005. Foto: Ricardo Stuckert

Do Memorial da Democracia 

Trinta dias após assumir a Presidência da República pela primeira vez, Lula lançava o Programa Fome Zero, cujo desafio era integrar políticas estruturais e emergenciais no combate à fome. Com essa medida, o presidente começou a pôr em prática a principal bandeira de sua plataforma eleitoral e de sua trajetória política.

No Brasil do início de 2003, 44 milhões de pessoas viviam com menos de 1 dólar ao dia, em situação de insegurança alimentar. Até janeiro de 2004, o programa beneficiou 11 milhões de pessoas em 2.369 municípios, concentrados especialmente no semiárido e nas regiões mais pobres do Nordeste brasileiro. Nesse período, seria criado o Cartão Alimentação, para possibilitar às famílias a compra direta de alimentos, e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com compras públicas dirigidas para a agricultura familiar. O PAA, que era referência internacional e chegou a ser implementado em países da África e da América Central, foi extinto durante o governo Bolsonaro.

O Programa Fome Zero enfrentou sérias dificuldades em sua implementação, especialmente na articulação com as demais políticas de seguridade social. Mesmo assim, a experiência de garantir renda mínima para as populações mais pobres se aprofundou e foi o embrião do Bolsa Família, lançado em janeiro de 2004, e que veio a se tornar o maior e mais bem-sucedido programa de transferência de renda do mundo. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ