Evento será na sede do Instituto Banco Palmas, em Fortaleza, dia 30 de março, às 19h, com transmissão pela internet
Imagem: pxfuel
24/03/2022 13:03
Evento será na sede do Instituto Banco Palmas, em Fortaleza, dia 30 de março, às 19h, com transmissão pela internet
A inclusão digital é uma tarefa urgente, que faz parte do compromisso do Instituto Lula com o desenvolvimento nacional e a redução de desigualdades. E combater a exclusão digital deve ser uma das prioridades do Brasil e do mundo.
Como parte de atividades já em curso, como a Cátedra Digital e Lideranças para a Era Digital, o Instituto Lula lançará seu primeiro Aplicativo (APP Ilula), que nasce com o propósito de reunir pessoas, projetos, pesquisas e debates sobre Soberania Digital.
O APP iLula parte do desafio de se criar uma plataforma digital, livre e soberana, que reúna interessados (de todas as faixas etárias, sociais, com conhecimento técnico ou leigo) em conhecer as ações do Instituto Lula, de parceiros e de cases no Brasil e pelo mundo no tema da inovação e tecnologia, no debate sobre geração de emprego e renda, nas mais variadas temáticas, da conjuntura presente e futura, nas oportunidades e desafios da indústria digital. O APP iLula nasce com foco na transversalidade do local, do regional, do nacional e do internacional.
Lançamento de campanha do APP iLula e parceria com Instituto Banco Palmas
No próximo dia 30 de março (quarta-feira, às 19h) o presidente do Instituto Lula, Marcio Pochmann, e o presidente do Instituto Banco Palmas, Joaquim Melo, participarão de uma mesa (física e virtual) para lançar a campanha de divulgação e explicar os objetivos do APP iLula; e da parceria com o Instituto Banco Palmas para criação do iLulaLab.
Além de anunciar as primeiras novidades que estarão no APP iLula, como os hackathons, atividades com a Cátedra Digital e as Lideranças da Era Digital, cursos, seminários e debater os conceitos e ações que precisam ser feitas para entender a era digital, suas oportunidades e desafios. E anunciar os primeiros eventos exclusivos dentro do APP iLula.
O evento (físico) será na sede do Instituto Banco Palmas (Av. Val Paraíso, 620 - Conj. Palmeiras, Fortaleza - CE, somente para convidados, em função da capacidade do espaço); e será transmitido pela internet, com início às 19h, do dia 30 de março, com transmissão pelas redes sociais do Instituto Lula e do Instituto Banco Palmas, além de redes de parceiros das duas entidades.
O objetivo da atividade em Fortaleza é ser um “esquenta digital” para fazer chegar a todas as pessoas interessadas em poder baixar de forma gratuita, dia 25 de abril, o novo APP iLula, em evento de lançamento, com informações que serão divulgadas em breve, mas que reunirá personalidades do Brasil e do mundo.
Parceria para criação do iLulaLab
O iLulaLab será um laboratório (ambiente) de inovação cidadã, virtual e físico, que tem o objetivo de fomentar ações e projetos que contribuam para o desenvolvimento nacional e a redução de desigualdades em nosso país, a partir do combate à exclusão digital. Para isso, o iLulaLab terá um ambiente digital dentro do APP iLula, que será co-organizado por um “lab parceiro”, que terá três meses de atividades conjuntas, envolvendo pesquisas e ações/sugestões práticas que agreguem o debate, novas publicações, premiações, articulações, formação, entre outros, a partir do uso de novas tecnologias em um fluxo colaborativo e aberto de inovação cidadã.
Como primeira parceria, o Instituto Lula convidou o Instituto Banco Palmas, referência mundial como Coletivo Digital. Que atua numa rede de mais de cem bancos sociais comunitários, a partir do Palmas Lab e da Plataforma E-dinheiro.
O Laboratório de Inovação e Pesquisa em Finanças Solidárias (PalmasLab) é uma iniciativa do Instituto Palmas de Desenvolvimento e Socioeconomia Solidária / Banco Palmas e tem como finalidade potencializar e dar escala às Finanças Solidárias, por meio do uso da tecnologia da informação (TI), dentro dos princípios da Economia Solidária. Tem como missão contribuir na criação, desenvolvimento e/ou alavancagem de experiências de finanças solidárias através de soluções em tecnologia da informação. O banco e a moeda social Palmas foram os pioneiros no Brasil, em 1998. Estão localizados no Conjunto Palmeira, periferia de Fortaleza, no Ceará. Em 2021, o Banco Palmas a Rede de Bancos Comunitários movimentou R$ 415 milhões de depósitos em moedas sociais na plataforma E-dinheiro, com aproximadamente R$ 262 milhões em compras nos mais diversos municípios. A maioria dessas transações aconteceu em pequenos comércios de bairro.
AGENDA EM FORTALEZA 30 DE MARÇO (QUARTA-FEIRA)
(Agenda fechada Instituto Lula e Instituto Banco Palmas)
SOMENTE PARA CONVIDADOS, EM FUNÇÃO DA CAPACIDADE DO ESPAÇO
9h às 10h - Agenda sobre parceria do Instituto Lula e Banco Palmas;
10h às 12h – Visita de conhecimento dos projetos no bairro de Palmeiras, a partir dos parceiros locais do banco.
Almoço
15h às 17h- Análise da conjuntura nacional e internacional e as alternativas para o desenvolvimento local: o Brasil visto de baixo pra cima. Fala de Abertura de Marcio Pochmann;
Exposição e venda de Livros acadêmicos, cordéis, cds e outros materiais sobre o Palmeira.
19h – Lançamento da campanha de divulgação do APP iLula e da parceria do Instituto Lula e Instituto Banco Palmas pra criação do iLulaLab;
Abertura: Cia de Música Bate Palmas (do Conjunto Palmeira).