Doe Agora!

Instituto recebe beninenses e sela parceria


Instituto recebe beninenses e sela parceria

Nesta segunda-feira (4), representantes do Alto Conselho dos Beninenses no Brasil (HCBE - Brésil) estiveram no Instituto Lula para apresentar a organização e trocar experiências. Julien Tomegah, Vívian Mouvi, Japhete Ozias e Guy Dossa foram recebidos por Tamires Sampaio, diretora do Instituto Lula. Rennan Leta, coordenador do Favela em Desenvolvimento, também participou da reunião. 

Espalhado por todos os estados do Brasil, o HCBE atua pela valorização da história e da cultura do Benin, realiza cursos de formação e presta assistência aos beninenses em território estrangeiro, relatou Julien. Durante a conversa, os beninenses ainda disseram que são muito gratos pelas políticas públicas dos governos Lula — motivo pelo qual eles escolheram o Brasil como destino.

Falando sobre o olhar especial que os governos Lula tiveram com os países africanos, Tamires Sampaio apresentou a Iniciativa África, um dos pilares de atuação do Instituto Lula. A Iniciativa trabalha no sentido de estreitar relações entre o Brasil e o continente africano, dando continuidade aos esforços iniciados por Lula na Presidência da República. Isso é feito por meio do compartilhamento de experiências na área social e de sustentação da democracia que tiveram sucesso no Brasil e da ampliação do intercâmbio social, político e cultural entre instituições brasileiras e africanas.

Nesse sentido, o HCBE - Brésil foi convidado por Tamires a se somar na construção de um Fórum da Sexta Região, hoje articulado por Instituto Lula, Instituto Hamilton Cardoso, Instituto Ki-Zerbo e Coordenação Nacional de Entidades Negras. Os beninenses participarão também das atividades que estão sendo desenvolvidas pelo Instituto Lula para o Dia da África, celebrado em 25 de maio. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ