Doe Agora!

Lula recebe título de cidadão pessoense

Ex-presidente participou de ato da Frente Brasil Popular neste sábado, em João Pessoa (PB)


Lula recebe título de cidadão pessoense

Estudantes do Instituto Federal da Paraíba homenagearam Lula. Divulgação

Em um grande ato neste sábado (26), no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título de cidadão pessoense e o carinho de milhares de pessoas que compareceram ao local para ouvir as palavras do ex-presidente.

Edinaldo, cacique do povo indígena Tabajara da Paraíba, foi um dos defensores de um grande título em defesa de todo o legado do ex-presidente. Ele e outros representantes do povo indígena homenagearam, durante o ato, a luta de Lula.

“Nós sabemos o que é pobreza. Quando você vê que ele tem uma humildade de falar com todo mundo, de não tratar com diferença, ele merecia esse título. A importância desse ato é para reforçar que os indígenas potiguara e tabajara estão vivos aqui, e continuamos na luta ainda por educação, por terra e sabemos que o Lula sempre vai ser esse sonho dos menos favorecidos desse país. Obrigado Lula!”.

Para Antônio Pessoa Gomes, cacique potiguara de Aldeia Forte,“Lula é um símbolo de resistência e de segurança”. “Toda pessoa que trabalha merece um respaldo. Ele merecia muito mais que um título de cidadão paraibano”, defendeu.

O ato fez parte da caravana Lula Pelo Brasil, que começou no dia 17 de agosto e até o dia 5 de setembro percorrerá todos os estados do Nordeste. O projeto já passou pela Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Além dos povos indígenas, a juventude compareceu em peso ao evento.

O ex-presidente foi homenageado por estudantes do Instituto Federal da Paraíba, do campus Cabedelo. Tamires Borges, Ana Beatriz Ramos, João Vítor e Jordana Firmino, retrato da revolução do ensino público, representaram milhares de alunos que gostariam de ter a oportunidade de dar um abraço em Lula e agradecer por tudo que ele fez pela educação brasileira.


Lula durante ato da Frente Brasil Popular em João Pessoa, na Paraíba. Foto: Ricardo Stuckert

“O Lula estar aqui hoje é um motivo de grande comemoração. Muitas pessoas são beneficiadas em vários programas por programas que Lula criou, e eu sou uma dessas pessoas. Desde pequena, foram vários programas que me ajudaram a me tornar o que sou hoje. A gente deve sempre lembrar nossas origens e estar sempre em busca da nossa democracia”, disse Tamires Borges.

Ana Beatriz e Jordana Firmino saíram em defesa do título de cidadão pessoense dado a Lula e foram além: “ele deveria receber o título de todas as cidades do Brasil”

“João Pessoa hoje tem um Instituto Federal que abrange muitas pessoas. O Brasil tem muito o que agradecer ao ex-presidente”, afirmou Ana.

“Ele deveria receber o título de cidadão de todas as cidades, porque quem é do interior sabe o que a gente passa e o que Lula representa para a gente”, completou Joana.

Élida Helena, diretora da União Nacional dos Estudantes, e Luana Carolina, do Levante Popular da Juventude na Paraíba, viram, da platéia, o ex-presidente ser homenageado e falar para milhares de pessoas. Para elas, Lula representa a esperança do Brasil e também é responsável por inspirar a juventude do País.

“O carinho que o povo tem pelo ex-presidente Lula, mas também uma esperança que a gente vê nele sobre as transformações sociais, em barrar o golpismo”, falou Élida.

“Lula representa um momento muito importante na história do Brasil, que é uma oportunidade de ver o povo no poder. Isso nos inspira muito, reflete um pouco do que é essa figura para nós, que lutou e conseguiu trazer direitos para a classe trabalhadora”, disse Luana.

Por Mariana Zoccoli, enviada especial ao Nordeste com a caravana Lula Pelo Brasil, para a Agência PT de Notícias

RECOMENDADAS PARA VOCÊ