Doe Agora!

Lula viaja para Angola e Nigéria


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja na próxima segunda-feira (5) para Angola e Nigéria, onde participará do "Fórum Econômico Mundial para a África", na cidade de Abuja, capital do país.

O evento é a versão africana do "Fórum Econômico Mundial", que se realiza todos os anos em Davos, na Suiça. Ele reúne chefes de Estado e de governo africanos, autoridades e lideranças internacionais, empresários e representantes da sociedade civil. Já confirmaram a presença os presidentes ou primeiros-ministros da Nigéria, Tanzânia, Quênia, Gana, Benin, Libéria, Togo, Ruanda, Costa do Marfim, Madagascar e Senegal. Também estarão presentes o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, e o ex secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

No Fórum, Lula cumprirá uma intensa agenda. Já no dia 8, almoçará com as principais autoridades a convite do presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab. Em seguida, em sessão transmitida pela internet, Carlos Lopes, secretário-executivo da ONU para a África o entrevistará no "Conversa com Luiz Inácio Lula da Silva".

Na mesma tarde, Lula participará do encontro "Conheça o Líder", com lideranças da juventude e de movimentos sociais africanos. No dia 9, a convite de Kofi Annan, participará de encontro de alto nível "Promovendo Inovação para a Agricultura e Sistemas de Alimentação", com autoridades e empresários que discutirão estratégias para o desenvolvimento da energia e da agricultura na África. Na agenda do ex-presidente também estão previstos vários encontros bilaterais com autoridades africanas.

Angola

Antes da Nigéria, Lula irá para Angola. Em Luanda, o Instituto Lula, em parceria com a Fundação José Eduardo dos Santos, promove no dia 7 o seminário "Experiências do Combate à Fome e à Pobreza em Angola e no Brasil”. Ele contará também com a presença da ex-ministra do Desenvolvimento Social do Brasil, Márcia Lopes, e da ministra do Comércio e coordenadora do Programa Municipal Integrado de Combate à Fome de Angola, Rosa Pacavira. O evento discutirá as políticas públicas e os programas sociais desenvolvidos pelos dois governos

Angola foi um dos quatro países escolhidos como referência no Encontro para combater a fome na África organizado pela FAO, o Instituto Lula e a União Africana em Adis Abeba, em junho de 2013. A União Africana, em sua Conferência de janeiro de 2014, assumiu a proposta elaborada no Encontro para definir um plano para erradicar a fome no continente até 2025. Quatro países foram escolhidos como pilotos para a iniciativa: Angola, Níger, Etiópia e Malauí.

Em Angola, no dia 6, o ex-presidente visitará o programa de agricultura familiar do Pólo Agroindustrial de Capanda, no interior do país, e o Centro de Formação Profissional que tem apoio do Senai. No dia 7, se encontrará com o presidente José Eduardo dos Santos.

Lula retorna a São Bernardo do Campo no dia 9 de maio.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ