O programa Conversa com o Presidente desta terça-feira (12/12) convida a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ela e o presidente Lula projetam a área para 2024 e fazem um balanço do primeiro ano no ministério.
Ministra da Saúde, Nísia Trindade
— Quando o presidente Lula me convidou, eu senti a missão que seria. Saímos de um período de péssima gestão em saúde, do governo anterior, que não cuidava das pessoas. Tivemos que remontar muitos quadros técnicos e estruturamos um departamento de saúde mental, por exemplo. O que eu vejo como melhora neste ano, foi um ano de reestruturação. Reconstruímos o Mais Médicos, com 28 mil médicos em todas as áreas no Brasil até o fim do ano. Equipes do Brasil Sorridente, retomada de campanhas de vacinação. São alguns exemplos.
— Os números do Farmácia Popular estão melhorando. Todos os beneficiários do Bolsa Família recebem os medicamentos gratuitos, com maior cobertura dos municípios. O Farmácia Popular é um dos programas mais queridos da população e atende mais de 22 milhões de brasileiros e brasileiras.
— Nós fizemos coisas importantes para a saúde da mulher. Remédios disponíveis para osteoporose e anticoncepcionais. Além do aperfeiçoamento em atenção hospitalar. E todo um fortalecimento da atenção em saúde mental e saúde reprodutiva, de forma integral. E, conforme a economia vai melhorando, como está acontecendo, a saúde vai melhorar. Saúde não é só ausência de doença.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
— O povo brasileiro pode ter certeza que, ao final do nosso mandato, a saúde vai estar em uma condição muito melhor do que agora. O primeiro ano foi de reconstrução. O Brasil passou quatros anos com ministros que não entendiam nada de cuidar das pessoas. Queremos que, ao final de 2026, todas as pessoas que precisam de médico tenham atendimento. Que, ao precisar de um medicamento, possam ter acesso à ele. É para isso que estamos trabalhando com o
— Precisamos responsabilizar quem propaga fake news contra as vacinas. As vacinas salvam vidas e são uma necessidade preventiva para que coisas piores não aconteçam. O governo federal oferece várias imunizações de forma gratuita. E o SUS agora está sendo aperfeiçoado, depois de anos sendo achincalhado