Doe Agora!

Após conversa com Lula, Xi Jinping afirma que parceria com Brasil é exemplo de luta contra unilateralismo

Notícia divulgada pela agência de notícias oficial chinesa nesta terça (12) diz também que líder vê relações com o Brasil em seu "melhor momento histórico"


Após conversa com Lula, Xi Jinping afirma que parceria com Brasil é exemplo de luta contra unilateralismo

Foto: Ricardo Stuckert 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, reforçaram a disposição em continuar trabalhando para identificar novas oportunidades de negócios entre os dois países. Em meio à nova política dos Estados Unidos de elevar as tarifas contra parceiros comerciais, Lula telefonou para o líder chinês, na noite desta segunda-feira (11), quando conversaram por cerca de uma hora.


De acordo com a Xinhua, agência de notícias chinesa, Xi Jinping afirmou que o país asiático quer estabelecer um exemplo de “unidade e autossuficiência” entre os principais países do Sul Global e “construir conjuntamente um mundo mais justo e um planeta mais sustentável”. O líder chinês “conclamou todos os países a se unirem e se oporem resolutamente ao unilateralismo e ao protecionismo”.


Xi fez as declarações durante conversa telefônica com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, segundo comunicado oficial do governo chinês, publicado na tarde desta terça-feira (12).


Ainda segundo a nota, os laços sino-brasileiros estão em seu melhor momento histórico, com a construção de uma comunidade sino-brasileira com um futuro compartilhado e o alinhamento das estratégias de desenvolvimento dos dois países tendo um bom início e progredindo sem percalços, disse Xi. 


Xi também afirmou que a China apoia o povo brasileiro na defesa de sua soberania nacional e apoia o Brasil na salvaguarda de seus direitos e interesses legítimos, instando todos os países a se unirem na luta resoluta contra o unilateralismo e o protecionismo.


Observando que o mecanismo do Brics é uma plataforma fundamental para a construção de consenso no Sul Global, Xi parabenizou o Brasil por sediar com sucesso a recente Cúpula do Brics.


Clique aqui para saber mais sobre as ações do Governo Federal para enfrentar o tarifaço de Trump


Por sua vez, Lula afirmou que o Brasil atribui grande importância às suas relações com a China e espera fortalecer a cooperação com a China, aprofundar o alinhamento estratégico e promover um maior desenvolvimento dos laços bilaterais.


Ele informou Xi sobre a recente situação das relações do Brasil com os Estados Unidos, bem como sobre a posição inabalável e baseada em princípios do Brasil na salvaguarda de sua própria soberania.


Lula elogiou os esforços da China para defender o multilateralismo e salvaguardar as regras de livre comércio, bem como seu papel responsável nos assuntos internacionais.


O lado brasileiro, disse ele, está pronto para melhorar a comunicação e a coordenação com a China em mecanismos multilaterais como o BRICS, opor-se a práticas unilaterais de intimidação e salvaguardar os interesses comuns de todos os países.


Com Agência Gov


RECOMENDADAS PARA VOCÊ