Doe Agora!

Democracia restaurada: tentativa de golpe completa um ano

O 8 de janeiro de 2023 entrou para a história do Brasil como o dia em que a democracia brasileira sofreu um grave atentado


Democracia restaurada: tentativa de golpe completa um ano

Destruição na sede do STF após os atos golpistas de 08 de janeiro de 2023. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Há um ano, em 08 de janeiro de 2023, o Brasil e o mundo acompanharam o rastro de destruição deixado pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. No ano que passou, a recuperação e as consequências dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro fizeram parte da agenda do Legislativo e motivaram a apresentação de projetos, a criação de uma comissão permanente e também de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI).



Naquele 8 de janeiro de 2023,  manifestantes invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) para defender um golpe de estado e protestar contra a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que havia tomado posse uma semana antes. Os danos causados pela invasão incluíram vidros quebrados, obras de arte estragadas, móveis danificados e até incêndios.


Nos dias seguintes aos atos, servidores de diferentes setores do Senado começaram o trabalho de levantar os danos e recuperar o que foi danificado. Relatório da Secretaria de Infraestrutura da Casa aponta que o custo de recuperação das instalações foi de R$ 829.412,28. Esse valor inclui material e mão de obra em serviços como retirada de entulhos e reposição de vidros e de outras estruturas danificadas. 


Leia também:  O Brasil frustrou uma tentativa de golpe. O que aprendemos, por Luiz Inácio Lula da Silva


Mas o custo de recuperação não foi apenas esse porque, além da infraestrutura, os vândalos danificaram também obras de arte e relíquias como tapetes e móveis de valor histórico, como o painel vermelho de Athos Bulcão, no Salão Nobre, cuja restauração será finalizada neste ano, e a tapeçaria de Burle Marx, que foi arrancada do Salão Negro. O valor referente às horas trabalhadas pelos profissionais de conservação e restauração e aos custos de insumos e equipamentos para a recuperação soma R$ 483.082,98.


Nesta segunda-feira (8), o Congresso Nacional sedia uma cerimônia para marcar um ano da invasão de extremistas de direita aos prédios dos Três Poderes da República, em Brasília. Intitulado "Democracia Inabalada", o ato terá a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, bem como do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso.


Assista ao documentário "Democracia para sempre", produzido pela TV Senado, sobre a posse presidencial e os ataques de 8 de janeiro: 


Fonte: Agência Senado



RECOMENDADAS PARA VOCÊ