Obra do líder chinês traz ensinamentos sobre o combate à desigualdade e terá versão em português apresentada no Rio de Janeiro, no dia 12 de novembro
Foto: Ricardo Stuckert
02/10/2024 18:10
Será lançado no Brasil, no dia 12 de novembro, a versão em português do livro do líder chinês Xi Jinping, Up and Out of Poverty (Sair da Pobreza, em tradução livre), com ensinamentos sobre o combate à desigualdade.
O evento, a ser realizado no Rio de Janeiro, terá entre os organizadores o Instituto Lula. Também participam da organização o Gabinete de Informação do Conselho de Estado da China; a Embaixada da China no Brasil; o Grupo de Comunicações Internacionais da China; o Consulado-Geral da China no Rio de Janeiro. Além da Foreign Languages Press (Edições em Línguas Estrangeiras); Centro das Américas do Grupo de Comunicações Internacionais da China; Editora do Povo de Fujian e a Contraponto Editora.
A participação dos convidados ao evento leva em conta a experiência de diminuição da pobreza e miséria registrada tanto no Brasil quanto na China. Logo após o lançamento do livro de Xi Jinping, haverá um seminário sobre o mesmo tema, com foco nas relações entre os dois países, e com a participação de pesquisadores e autoridades ligadas à formação de políticas públicas ou com experiências no combate à fome e à pobreza.
O Instituto Lula tem como um de seus focos os estudos sobre a relação entre o Brasil e a China. Diretor da entidade, Paulo Okamotto lembra o ciclo de seminários sobre o tema, realizado este ano, além de encontros entre lideranças de movimentos sociais, sindical e pesquisadores do assunto.
“Temos que ter um projeto de cooperação de ganha-ganha que produza conteúdo nacional com a ajuda da China, com a valorização da nossa indústria e a criação de empregos sustentáveis", disse Okamotto. “Há setores estratégicos para se dar esta parceria como, por exemplo, na cadeia de tecnologia de informação e comunicação, na indústria farmaquímica, no complexo industrial da saúde e indústria aeroespacial”, completa o dirigente do IL.
Veja também: O que importa para o Brasil na relação com a China
Dividido em duas partes, o evento no Rio de Janeiro está programado para ter início às 10h da terça-feira 12 de novembro, com a cerimônia de lançamento do livro. Em seguida será realizado o seminário sobre governança.
A Foreign Languages Press (FLP), uma das organizadoras, é a maior editora internacional da República Popular da China e faz parte do China International Communications Group (CICG).
O China International Communications Group (CICG), fundado em outubro de 1949, apresenta o desenvolvimento da China ao mundo e promove intercâmbios internacionais. Composto por 21 subsidiárias, administra duas associações nacionais e tem 26 filiais no exterior em 14 países e regiões. Suas publicações são distribuídas em mais de 180 países e regiões, e seu público online abrange o globo inteiro.