"Tenho consciência de tudo que foi feito e de tudo que ainda precisa ser feito no Brasil", afirma Lula em evento sindical
"Nós temos que contar aos jovens o que aconteceu neste país, ainda que seja para eles reivindicarem ainda mais", destacou o ex-presidente, na manhã desta terça-feira (22), no 8º Congresso da FEQUIMFAR
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
"Nós temos que contar aos jovens o que aconteceu neste país, ainda que seja para eles reivindicarem ainda mais", destacou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta terça-feira (22), no 8º Congresso da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores da Indústrias Químicas e Farmacêuticas do estado de São Paulo). O evento foi realizado em Praia Grande, na baixada santista, e contou com a presença de cerca de 400 sindicalistas, além de prefeitos da região.
Com o tema "Os avanços e conquistas sociais e os novos desafios", Lula contou como foi a experiência de ficar um ano e meio desempregado na juventude. "Passava os dias andando pela Anchieta indo de fábrica em fábrica em busca de vagas. "Hoje isso não existe mais no Brasil, temos uma taxa de desemprego menor que muitos países europeus", destacou.
O ex-presidente afirmou ainda que "é muito fácil controlar a inflação demitindo trabalhadores e arrochando salários", mas que o compromisso do governo nos últimos 12 anos tem sido manter a inflação dentro da meta melhorando a vida do trabalhador.
Serginho, presidente da FEQUIMAR agradeceu a presença do ex-presidente e ressaltou que a categoria teve muitas conquistas nos últimos anos, como 20% de aumento real e a carga horária de 40 horas semanais para os farmacêuticos.
Ouça as entrevistas concedidas por Lula a jornalistas após o encerramento do Congresso: