Doutora em relações internacionais, Mariana Kalil, uma das vencedoras de edital do Instituto Lula, fala sobre motivações geopolíticas para a ampliação dessa presença na política do Brasil
Divulgação
26/08/2022 11:08
Doutora em relações internacionais, Mariana Kalil, uma das vencedoras de edital do Instituto Lula, fala sobre motivações geopolíticas para a ampliação dessa presença na política do Brasil
Quais motivações geopolíticas levaram à ampliação da presença militar na política brasileira. Esse é o tema do artigo da doutora em relações internacionais, Mariana Alves da Cunha Kalil, em debate na noite desta sexta-feira (26) pelo canal do IL , a partir das 19h. Os comentários serão do doutor em Sociologia Antônio Jorge Ramalho. Esse estudo está entre os contemplados por edital do Instituto Lula no âmbito do Ciclo de Estudos e Pesquisas sobre Novas e Velhas Desigualdades na Era Digital.
Esse é o terceiro webinário do terceiro ciclo de debates que agora abordam Desafios da Ordem Global. No dia 22, o professor Giorgio Romano falou sobre a América Latina diante do “deslocamento” do centro dinâmico do Ocidente para o Oriente.
Tributos globais para a redução da pobreza e combate à desigualdade foi o assunto abordado no dia 24 em artigo do pesquisador Francisco Mata Machado.
A relação China e América Latina é a pauta do artigo em debate no dia 31. E em 2 de setembro, a rota de integração latino-americana encerra esse ciclo.
Segundo ciclo de webinários trata de Desigualdades: Identidades e Cuidados
Ainda em setembro, mais quatro webinários serão apresentados nos dias 5, 7, 13 e 15, sob o tema Inclusão e Combate às Desigualdades.
Com transmissão pelo canal do Instituto Lula , os webinários têm início sempre às 19h.
Contribuição à sociedade
Fruto do Ciclo de Estudos e Pesquisas do Instituto Lula que trata das Novas e Velhas Desigualdades na Era Digital, os 18 webinários apresentam e debatem estudos aprovados em chamadas públicas realizadas pelo IL no final de 2021. O edital PesquisAção ofereceu bolsas de R$ 6 mil cada para a realização de pesquisas. Um segundo edital ofereceu bolsas de R$ 3 mil para a produção de artigos. Os contemplados agora dividem seu conhecimento com o público também por meio dessa série de seminários exibidos pelo IL. Além dos webinários, serão publicados três livros com uma coletânea desses artigos e pesquisas.
“Depois de alguns meses de trabalho e discussões internas, esse é um momento oportuno para os autores receberem comentários, críticas e sugestões de convidados externos sobre seus trabalhos”, afirma o professor Luís Vitagliano, coordenador do núcleo de articulação e integração do projeto Velhas e Novas Desigualdades da Era Digital , do Instituto Lula.
“São estudos e pesquisas diretamente relacionados aos propósitos de atuação do Instituto Lula. O objetivo é contribuir para o esclarecimento e a solução de problemas relacionados ao desenvolvimento e soberania nacional, a redução das desigualdades e ao avanço social, político, econômico e ambiental do Brasil na era digital”, destaca Jorge Abrahão de Castro, doutor em Economia, integrante do Grupo de Acompanhamento de Temas Estratégicos (Gate) e curador dos debates.