Doe Agora!

O encontro de Lula com intelectuais, por Rudá Ricci


O encontro de Lula com intelectuais, por Rudá Ricci

Neste domingo (26), Lula esteve em Belo Horizonte (MG), onde se reuniu com dezenas de intelectuais e educadores mineiros para uma conversa sobre os desafios para a Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil de hoje.   

O cientista político Rudá Ricci participou da reunião e relatou suas impressões sobre o encontro em coluna publicada pela Revista Fórum

No texto, Ricci faz um apanhado dos assuntos mais relevantes levantados pelos presentes — “seria possível dividir os temas em quatro grandes eixos: educação, projeto de desenvolvimento, impacto e enfrentamento das fake news e desafios e pautas a serem enfrentados”. Ainda, comenta a reação de Lula diante das análises. “Lula ouviu como um monge: em silêncio, um olhar reflexivo que, em algumas vezes, cheguei a pensar que estava em outra dimensão. Ao final, percebi meu engano: sua fala costurava os 29 comentários. Não se trata de um ouvinte inexperiente ou incauto e eu deveria ter imaginado seu autocontrole”, conta.

Sobre a conclusão do ex-presidente, destaca: “Ao final das falas, Lula fez um arremate. Dialogou com as críticas apresentadas. Reconstruiu os passos para fortalecimento da Petrobras, a concepção estratégica de desenvolvimento pensado pelos governos petistas e o aumento das críticas, inclusive dos movimentos sociais, em certo momento do governo Dilma. Mas, focou nas dúvidas atuais e no pedido de ajuda ao grupo presente. Disse que é preciso compreender o que é trabalho nos dias de hoje.”

Confira, na Revista Fórum, o relato completo feito por Rudá Ricci.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ