Doe Agora!

Agosto: a partir do dia 4, webinários debatem desigualdades

Seminário sobre as lutas das pessoas com deficiência abre série de cinco seminários transmitidos pelo canal do Instituto Lula para tratar sobre identidades e cuidados no combate às desigualdades na era digital


Agosto: a partir do dia 4, webinários debatem desigualdades

Pixabay

Seminário sobre as lutas das pessoas com deficiência abre série de cinco seminários transmitidos pelo canal do Instituto Lula para tratar sobre identidades e cuidados no combate às desigualdades na era digital

Desigualdades: Identidades e Cuidados é o tema do segundo ciclo de 18 webinários promovidos pelo Instituto Lula nos meses de julho, agosto e setembro. O assunto de estreia dessa temática será Identidades Sociais e Desigualdades na Era Digital e o debate ocorrerá na quinta-feira (4), com transmissão pelo canal do IL . A partir das 19h, o especialista em Saúde Pública Annibal Coelho de Amorim falará sobre as Pessoas com Deficiência, suas lutas, formas de organização e identidade social na era digital. Seu trabalho será comentado pelo doutor em Saúde Pública Luís Carlos Fadel.

No dia 9 de agosto, o seminário abordará a nova face da economia dos cuidados. Doutoranda em Ciências Sociais, Ezequiela Zanco Scapini apresentará seu estudo sobre a invisibilidade nas plataformas digitais, com comentários da mestre em Serviço Social Marcia Lopes, conselheira do Instituto Lula.

Soluções alimentares no combate à fome diante das mudanças climáticas será a pauta do dia 12 de agosto. Vanessa Negrini, doutora em Políticas de Comunicação e Cultura, fará sua exposição sobre combater a fome e salvar o planeta. Os comentários ficarão por conta do doutor em Geografia Humana Allan Rodrigo de Campos Silva.

Depois, no dia 17, o pesquisador Gabriel Penna Andrade, mestrando em Ciência Política, apresentará seu trabalho sobre a teoria da privacidade LGBTQIA+. A mestrando em Ciência Política Emanuella Ribeiro Halfield comenta.

Na mesma semana, no dia 19, os debates sobre o tema Desigualdades: Identidades e Cuidados se encerra com a doutorando em Dança Raissa Conrado Biriba. Ela falará sobre movimentos identitários na era digital: estratégias no combate à pobreza no Brasil. Os comentários serão de Maria Lurdes Paixão, pós-doutada em Artes Cênicas.

Outros webinários

Nos dias 22, 24, 26, 29, 31 de agosto e 2 de setembro, entra em pauta o tema Desafios da Ordem Global. Para encerrar o ciclo de debates, nos dias 5, 13 e 15 de setembro, o tema será Inclusão e Combate às Desigualdades. 

Com transmissão pelo youtube do Instituto Lula , os webinários têm início sempre às 19h.  

Contribuição à sociedade

Fruto do Ciclo de Estudos e Pesquisas do Instituto Lula que trata das novas e velhas desigualdades na era digital, os 18 webinários  apresentam e debatem estudos aprovados em chamadas públicas realizadas pelo IL no final de 2021. O edital PesquisAção ofereceu quatro bolsas de R$ 6 mil cada para a realização de pesquisas. Um segundo edital ofereceu 15 bolsas de R$ 3 mil para a produção de artigos. Os contemplados agora dividem seu conhecimento com o público também por meio dessa série de seminários em nosso canal do Youtube. Além dos webinários, serão publicados três livros com uma coletânea desses artigos e pesquisas.

“Depois de alguns meses de trabalho e discussões internas, esse é um momento oportuno para os autores receberem comentários, críticas e sugestões de convidados externos sobre seus trabalhos”, afirma o professor Luís Vitagliano, coordenador do núcleo de articulação e integração do projeto Velhas e Novas Desigualdades da Era Digital , do Instituto Lula.

“São estudos e pesquisas diretamente relacionados aos propósitos de atuação do Instituto Lula. O objetivo é contribuir para o esclarecimento e a solução de problemas relacionados ao desenvolvimento e soberania nacional, a redução das desigualdades e ao avanço social, político, econômico e ambiental do Brasil na era digital”, destaca Jorge Abrahão de Castro, doutor em Economia, integrante do Grupo de Acompanhamento de Temas Estratégicos (Gate)  e curador dos debates.

Acompanhe a primeira série de webinários sobre o tema Soberania e Segurança na Era Digital

RECOMENDADAS PARA VOCÊ