Doe Agora!

Estudo analisa relação do Brasil com a China

Vencedora de edital do Instituto Lula, a pesquisadora Lívia Peres Milani observou em seu trabalho debates nas comissões de Relações Exteriores do Senado e da Câmara dos Deputados


Estudo analisa relação do Brasil com a China

Reprodução

Analisar as consequências da presença chinesa na América Latina a partir do caso brasileiro é o objetivo do artigo apresentado em webinário nessa quarta-feira (9). Para isso, a pesquisadora Lívia Peres Milani, especialista em Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), faz uma análise dos debates no Congresso Nacional nas comissões de Relações Exteriores de Defesa Nacional do Senado e da Câmara dos Deputados entre 2019 e 2022. O estudo, vencedor de edital do Instituto Lula de 2021, foi comentado pelo professor da Unesp e doutor em História Econômica Marcos Cordeiro.

Lívia observa que seu trabalho levou em conta uma lacuna na bibliografia sobre o tema, notadamente focada em questões econômicas e geopolíticas. O ponto de vista de visões parlamentares brasileiros colaborou para o entendimento de como a disputa hegemônica entre China e Estados Unidos impacta as disputas políticas no Brasil.

A China, destaca ela, tem ganhado força do ponto de vista econômico, comercial, mas não busca exportar visão de mundo, valores para os outros países. Sua política externa tem como foco a defesa da soberania.

Por outro lado, a exportação e demanda chinesa por certos produtos têm contribuído para o fortalecimento do agronegócio na política e na economia brasileira. “Me parece que a China traz oportunidades para os países da América Latina, mas são principalmente ganhos conjunturais”, avalia a autora do artigo.

A pesquisadora analisa em seu estudo as contradições da retórica do presidente Jair Bolsonaro, e parte de seus apoiadores, que a princípio era bastante crítica e até com elementos de xenofobia contra a China. Mas trouxe ganhos importantes para o agronegócio, um dos principais setores de apoio do governo.  

Assista à apresentação do artigo

Webinários

O estudo sobre o tema "Desafios da Ordem Global" faz parte da série de webinários vencedores de editais do IL, exibidos ao longo de segundo semestre deste ano.

A primeira série de webinários abordou temas acerca da Soberania e Segurança na Era Digital

Segundo ciclo de webinários trata de Desigualdades: Identidades e Cuidados

Fruto do Ciclo de Estudos e Pesquisas que trata das Novas e Velhas Desigualdades na Era Digital, o Instituto Lula promove essa série de 18 webinários que apresentam e debatem estudos aprovados em chamadas públicas realizadas pelo IL no final de 2021. 

O edital PesquisAção ofereceu bolsas de R$ 6 mil cada para a realização de pesquisas. Um segundo edital ofereceu bolsas de R$ 3 mil para a produção de artigos. Os contemplados agora dividem seu conhecimento com o público por meio dessa série de webinários. Além disso, serão publicados três livros com uma coletânea desses artigos e pesquisas.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ