Doe Agora!

Pesquisadora alerta para savanização da Amazônia

Estudo premiado por edital do Instituto Lula, da bióloga Leila Teruko Shirai, quer promover inclusão social das pessoas que estão na linha de frente da conservação desse ambiente


Pesquisadora alerta para savanização da Amazônia

Reprodução

A inclusão social de meninas cientistas em um bioma negligenciado através do conceito de savanização da Amazônia. O estudo realizado pela pós-doutora em Biologia Leila Teruko Shirai pela Universidade de São Paulo (USP) foi apresentado na quarta-feira (14) pelo canal do Instituto Lula. Os comentários são da doutora em biologia vegetal Rafaela Trad pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Premiada pelo edital de PesquisAção do IL, no tema Inclusão e Combate às Desigualdades, a apresentação de Leila faz parte da série de 18 webinários promovidos pelo instituto desde o mês de julho no Ciclo de Estudos e Pesquisas: Novas e Velhas Desigualdades na Era Digital.

A primeira série de webinários abordou temas acerca da Soberania e Segurança na Era Digital

Segundo ciclo de webinários trata de Desigualdades: Identidades e Cuidados

A pesquisadora ressalta o aumento das taxas de desmatamento na Amazônia. Estudos já apontam a alteração do estado de equilíbrio da floresta para uma savana, diante dos desmatamentos e do aumento da temperatura. “Essa transição já está acontecendo hoje”, avisa Leila. 

Além da Amazônia, a pesquisadora lembra a situação do Cerrado, mais da metade já extinto e que não tem a mesma atenção. “Um tipo de preconceito que acontece com ambientes abertos em todo o mundo.”

Assim, diante desses dados, Leila quer levar esses questionamentos às pessoas que estão na linha de frente da conservação desses ambientes. A ideia é “bolar estratégias de inclusão social e econômica de um grupo negligenciado com potencial de protagonizar o uso sustentável dos recursos considerando a diversidade biocultural de cada bioma”.

Assista ao webinário


Nova grade de webinários

A série de 18 webinários apresenta e debate estudos aprovados em chamadas públicas realizadas pelo IL no final de 2021. No mês passado, foram exibidos pelo canal do instituto onze desses seminários, sempre em consonância com o compromisso do IL em divulgar o conhecimento e estimular o debate necessário em qualquer sociedade democrática.

Com o início do período de campanha eleitoral, no entanto, as atenções passaram a se concentrar em torno das eleições e o conteúdo dos artigos não dialoga com esse contexto. Para evitar ilações inadequadas com a disputa presidencial, o Instituto – apartidário e sem fins lucrativos – decidiu reorganizar a grade dos próximos sete webinários Veja abaixo:

O edital PesquisAção ofereceu bolsas de R$ 6 mil cada para a realização de pesquisas. Um segundo edital ofereceu  bolsas de R$ 3 mil para a produção de artigos. Os contemplados agora dividem seu conhecimento com o público por meio dessa série de webinários. Além disso, serão publicados três livros com uma coletânea desses artigos e pesquisas.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ