Instituto Lula

Doe agora
Menu

IL debate, em webinário, redução das desigualdades

23/08/2022 13:50

Divulgação

Pesquisador Francisco Mata Machado, um dos vencedores de edital do Instituto Lula, apresenta artigo sobre tributos globais no combate à pobreza

Taxação e o fundo de combate à desigualdade e à pobreza global. Esse é o tema do artigo do pesquisador Francisco Mata Machado,  apresentado nesta quarta-feira (24) pelo canal do IL. Os comentários são do doutor em Economia Guilherme Melo. O estudo é um dos contemplados por edital do Instituto Lula no âmbito do Ciclo de Estudos e Pesquisas sobre Novas e Velhas Desigualdades na Era Digital.

Assista ao vídeo no player abaixo

Este é o segundo webinário do terceiro ciclo de debates que agora abordam Desafios da Ordem Global. No dia 22, Giorgio Romano falou sobre a América Latina diante do “deslocamento” do centro dinâmico do Ocidente para o Oriente. A relação China e América Latina é assunto do artigo em debate no dia 31. E em 2 de setembro, a rota de integração latino-americana encerra esse ciclo.

A primeira série de webinários abordou temas acerca da Soberania e Segurança na Era Digital. Acompanhe. 

Segundo ciclo de webinários trata de Desigualdades: Identidades e Cuidados 

Ainda em setembro, mais quatro webinários serão apresentados nos dias 5, 7, 13 e 15, sob o tema Inclusão e Combate às Desigualdades.

Com transmissão pelo canal do Instituto Lula , os webinários têm início sempre às 19h.  

Contribuição à sociedade

Fruto do Ciclo de Estudos e Pesquisas do Instituto Lula que trata das Novas e Velhas Desigualdades na Era Digital, os 18 webinários  apresentam e debatem estudos aprovados em chamadas públicas realizadas pelo IL no final de 2021. O edital PesquisAção  ofereceu bolsas de R$ 6 mil cada para a realização de pesquisas. Um segundo edital  ofereceu bolsas de R$ 3 mil para a produção de artigos. Os contemplados agora dividem seu conhecimento com o público também por meio dessa série de seminários exibidos pelo IL. Além dos webinários, serão publicados três livros com uma coletânea desses artigos e pesquisas.

“Depois de alguns meses de trabalho e discussões internas, esse é um momento oportuno para os autores receberem comentários, críticas e sugestões de convidados externos sobre seus trabalhos”, afirma o professor Luís Vitagliano, coordenador do núcleo de articulação e integração do projeto Velhas e Novas Desigualdades da Era Digital , do Instituto Lula.

“São estudos e pesquisas diretamente relacionados aos propósitos de atuação do Instituto Lula. O objetivo é contribuir para o esclarecimento e a solução de problemas relacionados ao desenvolvimento e soberania nacional, a redução das desigualdades e ao avanço social, político, econômico e ambiental do Brasil na era digital”, destaca Jorge Abrahão de Castro, doutor em Economia, integrante do Grupo de Acompanhamento de Temas Estratégicos (Gate)  e curador dos debates.